Sexta-feira, 06 de fevereiro de 2026

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Colunistas Amarras políticas

Compartilhe esta notícia:

Prefeito Crivella se derrete politicamente, mas o clã Bolsonaro está fechado com ele.

Foto: Antonio Cruz/Agência Brasil

Esta coluna reflete a opinião de quem a assina e não do Jornal O Sul. O Jornal O Sul adota os princípios editoriais de pluralismo, apartidarismo, jornalismo crítico e independência.

O prefeito do Rio de Janeiro, Marcelo Crivella (Republicanos), está se derretendo politicamente. A operação policial que o cercou ontem só piora a situação de sua já cambaleante gestão municipal. Os Bolsonaro, se quiserem, podem lançar até o dia 26 de setembro um candidato para chamar de seu.

Mas o clã está fechado com Crivella nesse calvário. O senador Flávio e o vereador Carlos filiaram-se ao Republicanos pelas bênçãos do prefeito e o partido tem bancada forte na base do governo federal. E o presidente conta com apoio editorial da Record TV, de Edir Macedo – tio de Crivella.

Vaidade.jus

Dermatologistas que assistiram pela TV à posse do presidente Luiz Fux, no STF, cravaram nos consultórios de Brasília: ele caprichou no peeling.

Pajelança

Cristiane Brasil, que começou a mandar no PTB nacional, ligou para Levy Fidelix, presidente do PRTB, e avisou que apoiará a candidatura dele em São Paulo.

Contrapartida

O PRTB vai dar um nome para vice na candidatura de Cristiane no Rio de Janeiro. A filha de Roberto Jefferson foi rifada por PSL e PSD, que haviam prometido apoio.

Rede de contatos

Presidente do Diretório do PRTB no Tocantins, Júlio César Fidélix (irmão de Levy), contaminado pelo Covid-19, foi transferido para o Hospital Albert Einsten em São Paulo. Ele segue estável, porém entubado. Quase foi a óbito, não fosse ajuda de poderosos amigos que articularam o frete de um jato para transfer.

Discurso pronto

O MDB do Rio de Janeiro lança Paulo Messina candidato à prefeitura, na segunda-feira. Vai focar em ataques a Eduardo Paes e Crivella, alvos de operações nesta semana.

Fim da censura

O novo presidente do STF, ministro Luiz Fux, suspendeu a liminar do Tribunal de Justiça de Pernambuco que proibiu a citação do termo “Respiradores de Porcos” pelo blog de Noélia Brito. A alusão refere-se à venda dos equipamentos fabricados por empresa veterinária para a prefeitura de Recife. A Associação de Imprensa do Estado criticou a censura e a Polícia Federal fez três operações de busca e apreensões na sede da administração municipal.

Campanha antecipada

Mesmo com as eleições para o governo de Pernambuco marcadas só para 2022, o ex-senador Armando Monteiro Neto (PTB) e o senador Fernando Bezerra Coelho (MDB) já estão em campanha. Sob o argumento de filiações e apoio a candidatos a prefeito nos 185 municípios, eles gastam sapatos para o fortalecimento de seus nomes.

MERCADO

Chapa quente

Uma disputa comercial entre duas redes de fast-food de calzone levou a Justiça a suspender, temporariamente, a abertura de novas franquias da empresa Calzoon no Brasil. A ação, movida pela Mini Kalzone (pioneira, com 115 unidades em 12 Estados), acusa a Calzoon de “parasitagem de mercado”.

Chapa fria

A Calzoon conta com 53 lojas, das quais 40 foram abertas há menos de um ano e meio, no mesmo modelo da concorrente. Procurada pela Coluna, a direção da empresa não foi localizada.

Burnout…

Um estudo nacional com 3.613 profissionais realizado pela Pebmed (healthtech da Afya Educacional) aponta que 78% dos trabalhadores da saúde tiveram sinais de síndrome de Burnout durante a pandemia. Trata-se de um distúrbio psíquico e de caráter depressivo, associado à atividade profissional e que causa intenso esgotamento físico e mental.

… Do jaleco

Os dados mostram o tamanho do estresse nos corredores dos hospitais Brasil adentro: os sintomas foram sentidos por 79% dos médicos, 74% dos enfermeiros e 64% dos técnicos de enfermagem que responderam à pesquisa.

ESPLANADEIRA

– Cresce 15% a procura por seguros para celulares, conforme a BemMaisSeguro, plataforma de venda on-line.

– DFL doa medicamentos e materiais para retorno dos atendimentos odontológicos no Centro Social Waldemar Caetano, da comunidade da Mangueira, no Rio de Janeiro.

Esta coluna reflete a opinião de quem a assina e não do Jornal O Sul.
O Jornal O Sul adota os princípios editoriais de pluralismo, apartidarismo, jornalismo crítico e independência.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Colunistas

A tão falada negação
Incra entrega títulos aos assentados no Rio Grande do Sul, após 32 anos de conversa fiada do MST
Deixe seu comentário

Os comentários estão desativados.

Pode te interessar