Terça-feira, 30 de abril de 2024

Porto Alegre
Porto Alegre, BR
21°
Thunderstorm

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Rio Grande do Sul Projeto arrecada recursos para restauro do acervo histórico da Biblioteca Pública do Estado

Compartilhe esta notícia:

A Biblioteca Pública localiza-se na rua Riachuelo, 1.190, no Centro de Porto Alegre

Foto: Secom/Divulgação
Atividade abrange livros, música, arte e gastronomia. (Foto: Secom/Divulgação)

A BPE (Biblioteca Pública do Estado), instituição da Secretaria da Cultura do RS, tem um projeto que busca a arrecadação de recursos para o restauro de obras do acervo. O Biblioteca Pública Recuperando a Memória reúne 70 obras que caracterizam a história gaúcha e necessitam de recuperação.

Podem participar do projeto pessoas físicas ou jurídicas, por meio da doação de valores que variam de R$ 200 a R$ 800 – dependendo do tamanho e estado de conservação do livro. Como forma de reconhecimento, quem doar recebe um Ex-libris – selo com o nome do adotante, que ficará no livro recuperado.

Interessados em adotar obras podem entrar em contato pelo telefone (51) 3224-5045 (com Rosane) ou pelos e-mails bibliotecapublicadors@gmail.com e bpe-rs@sedac.rs.gov.br.

Mesmo bem acondicionados, os livros ainda sofrem com os efeitos do tempo. Na maioria dos casos, as obras que precisam de restauro são antigas, de edições esgotadas, o que eleva seu grau de importância na missão de resguardar a memória do Estado.

A diretora da BPE, Morganah Marcon, enfatiza a relevância da parceria com a sociedade: “Esta contribuição é muito importante para que possamos disponibilizar e manter o nosso acervo em condições, principalmente as obras históricas e raras. É também uma oportunidade para que o público da biblioteca possa auxiliar no projeto de restauro e na recuperação do acervo”.

A Biblioteca Pública, localizada na rua Riachuelo, 1.190, no Centro de Porto Alegre, está funcionando mediante agendamento, de segunda a sexta-feira, das 10h às 16h. Interessados em visitar o local devem entrar em contato pelo e-mail agendamento.bpe@gmail.com

Outros contatos
• 
Pesquisa na BPE: (51) 3221-7245, das 10h às 16h
• Pesquisa no acervo sobre o RS: (51) 3225-9619, das 10h às 16h
• Devolução ou empréstimo de livros: (51) 3221-6308, das 10h às 16h
• E-mail: bpe-rs@sedac.rs.gov.br

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Rio Grande do Sul

Mais de cem bovinos criados de forma irregular são apreendidos no interior do Rio Grande do Sul
Unidade de Saúde Vila Elizabeth, na Zona Norte de Porto Alegre, é reaberta
https://www.osul.com.br/projeto-arrecada-recursos-para-restauro-do-acervo-historico-da-biblioteca-publica-do-estado/ Projeto arrecada recursos para restauro do acervo histórico da Biblioteca Pública do Estado 2021-01-13
Deixe seu comentário
Pode te interessar