Quinta-feira, 01 de maio de 2025
Por Redação O Sul | 8 de março de 2021
A lotação geral das unidades de terapia intensiva (UTIs) para pacientes adultos em Porto Alegre estava em 109,5% no começo da noite desta segunda-feira (8), em uma curva que vem subindo sem parar nos últimos quatro dias. Eram 965 leitos, dos quais 737 ocupados por adultos com teste positivo e 47 com suspeita de coronavírus. Ao menos 227 pessoas maiores de 18 anos aguardavam por um leito.
Alguns hospitais têm recorrido à abertura de novas vagas, de forma emergencial, a fim de dar conta do máximo possível de pacientes. A exemplo do que tem ocorrido, inclusive em outras regiões do Estado, a situação é de esgotamento da estrutura de saúde pública e particular para dar conta da demanda ascendente.
Em relação aos hospitais infantis, as UTIs da cidade atendiam três casos suspeitos de Covid e uma confirmação. Nesse segmento, com 107 leitos, não havia crianças em fila de espera por vaga em UTI. Com 71 menores de idade internados, a lotação é de 66,36%.
Já o painel divulgado pela Secretaria Estadual da Saúde (SES) apontava, por volta das 23h, uma ocupação de 102,7% nas UTIs da rede hospitalar de Porto Alegre. Esse índice é resultado da diferença negativa entre 1.011 pacientes e 1.033 leitos.
“Situação tensa”
“A a situação ainda é muito tensa”, alerta o Núcleo Rondon da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPOA), responsável pelo “Minuto Corona”, elaborado com base em estatísticas da prefeitura da capital gaúcha.
“Evite ao máximo as aglomerações. Precisamos da colaboração de todos. Assim, você salva vidas, ajuda o sistema de saúde e colabora com os profissionais que estão na linha de frente de combate à pandemia”, acrescentou o colegiado por meio de informe divulgado nas redes sociais e aplicativos de mensagem.
O material informativo abrange as estruturas do Instituto de Cardiologia, Hospital Nossa Senhora da Conceição, de Clínicas, Moinhos de Vento, Complexo Santa Casa, São Lucas da PUCRS, Mãe de Deus, Ernesto Dornelles, Divina Providência, Porto Alegre, Cristo Redentor, Vila Nova, Pronto Socorro, Independência, Fêmina, Restinga, Santa Ana, Beneficência Portuguesa e Presidente Vargas.
(Marcello Campos)
Voltar Todas de Rio Grande do Sul