Sábado, 14 de junho de 2025
Por Redação O Sul | 24 de maio de 2021
É o fim da linha para o iPad 2: a Apple levou o tablet à lista de dispositivos obsoletos na semana passada. Agora, o gadget teve o seu suporte suspenso pela companhia em todos os países onde marcou sua estreia há mais de sete anos. O aparelho foi apresentado por Steve Jobs em 2011 e vendido pela fabricante no Brasil até 2014.
A alteração aconteceu após o tablet ser considerado como “clássico e obsoleto” em maio de 2019. Naquela época, o iPad 2 foi levado à lista de dispositivos da marca que ainda eram tratados como clássicos somente na Califórnia (Estados Unidos) e na Turquia devido às leis locais. Depois, desde o dia 20, todos os modelos do gadget entraram para o grupo global de produtos obsoletos.
Segundo a Apple, são considerados obsoletos os produtos que deixaram de ser distribuídos para venda há mais de sete anos. Neste caso, a fabricante suspende qualquer serviço de hardware para estes dispositivos. Os centros de serviço também não podem solicitar peças para os gadgets que tiveram o suporte interrompido.
Os produtos clássicos (ou “vintage”, como são chamados nos Estados Unidos), por outro lado, são aqueles cuja distribuição foi interrompida entre cinco e sete anos atrás.
iPad 2 foi anunciado pela Apple em 2011
O iPad 2 marcou sua estreia global em março de 2011 com tela de 9,7 polegadas e o clássico conector de 30 pinos. Naquela época, o dispositivo foi apresentado com o iOS 4, versão do sistema operacional que veio ao mundo com o iPhone 4. Mais tarde, em 2019, a fabricante disponibilizou o iOS 9.3.5 ao gadget para corrigir uma falha no GPS.
O gadget foi apresentado ao público com uma câmera frontal para chamadas de vídeo e opções nas cores preto e branco. O iPad de 2011 ainda trouxe o processador Apple A5, com dois núcleos, em seu interior. Ao todo, o dispositivo teve três alternativas de armazenamento aos consumidores: 16 GB, 32 GB e 64 GB.
Vendas do novo iPad
A Apple anunciou o novo iPad Pro há quase um mês, e havia previsto disponibilidade para o dispositivo a partir da segunda semana de maio, incluindo para o Brasil. No entanto, só agora o tablet está oficialmente à venda no site da companhia.
Apesar de as vendas terem sido iniciadas, a previsão de entrega do dispositivo está entre uma e duas semanas para modelo de 11 polegadas, e quatro a seis semanas para a versão de 12,9 polegadas. Além do tablet, a companhia iniciou também a comercialização do teclado Magic Keyboard, que pode ser entregue em apenas um dia útil (dependendo da localização do comprador).
Os preços seguem o que já estavam mostrados desde o anúncio em abril: começam em R$ 10.800. com Wi-Fi e 128 GB de armazenamento, e podem atingir os R$ 26.000 com 5G e 2 TB de armazenamento para a variante de 11 polegadas; enquanto o modelo de 12,9 polegadas tem preços que partem dos R$ 14.800 com Wi-Fi e 128 GB de armazenamento, alcançando os R$ 30.000 com 5G e 2 TB de armazenamento. O Magic Keyboard sai por R$ 3.500 para os iPad Air e Pro de 11 polegadas, ou R$ 4.450 para o iPad Pro de 12,9 polegadas.