Quarta-feira, 07 de maio de 2025

Porto Alegre
Porto Alegre, BR
26°
Mostly Cloudy

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Geral 23 pessoas tomam vacina contra tétano no lugar de imunizante contra a covid

Compartilhe esta notícia:

Vacina está disponível nas UBSs Centro de Saúde, Cruzeiro e Cinquentenário. (Foto: Divulgação)

Vinte e três pessoas que procuraram uma Unidade Básica de Saúde para se imunizar contra a covid-19 foram vacinadas contra tétano, no município de Sarandi, na região norte do Paraná. Os casos foram registrados na última quarta-feira (11) e confirmados pela prefeitura na sexta-feira (13). A prefeitura da cidade confirmou o erro e afirmou que as pessoas são acompanhadas pelos órgãos de saúde do estado. O equívoco foi identificado pela Secretaria Municipal de Saúde e está sendo investigado.

Segundo o Executivo municipal, todas as pessoas que receberam as doses contra tétano já foram comunicadas e orientadas a voltar à unidade a partir do dia 25 para serem vacinadas contra a covid-19. Por meio de nota, a prefeitura informou que a equipe da saúde redobrou os cuidados necessários para prevenção ao erro.

Leia abaixo a íntegra da nota divulgada pela prefeitura:

“A administração de medicamentos/vacinas na enfermagem envolve responsabilidade ética, moral e profissional, indo além de apenas um procedimento técnico. Informamos que na ocorrência de qualquer erro identificado a conduta é tomada de acordo com protocolo do Ministério da Saúde e envolve desde a notificação do caso à comunicação do fato ocorrido a pessoa envolvida. Neste momento em relação ao fato ocorrido com os envolvidos que foram 23 pessoas a Secretaria de Saúde através da coordenação municipal de imunização informa que os casos estão sendo monitorados pela SESA/PR e a equipe redobrou os cuidados necessários para prevenção de erro e dano ao paciente através de orientações e supervisão e os casos envolvidos estão sendo comunicados individualmente. Solicita-se compreensão da comunidade nesse momento em relação ao número de pessoas atendidas diariamente e que este procedimento tem por objetivo proporcionar segurança ao paciente de acordo com a capacidade de atendimento das equipes envolvidas. O município de Sarandi possui uma equipe técnica capacitada e comprometida para dar segurança ao indivíduo no processo de imunização e se solidariza com os usuários envolvidos. Quanto a equipe solicitamos maior atenção e cuidado e parabenizamos a todos pelo trabalho de excelência desenvolvido e reforçamos a todos que juntos venceremos esse momento difícil e atípico!”.

O comunicado é assinado pela enfermeira Simone Raquel Klaus Moreira, Coordenadora Municipal de Imunização.

Casos no Paraná

A Secretaria de Estado da Saúde do Paraná divulgou neste sábado (14) mais 2.756 casos confirmados e 119 mortes – referentes aos meses ou semanas anteriores e não representam a notificação das últimas 24 horas – em decorrência da infecção causada pelo novo coronavírus.

Os dados acumulados do monitoramento da Covid-19 mostram que o Paraná soma 1.408.273 casos confirmados e 36.229 mortos em decorrência da doença.

Os casos confirmados divulgados nesta data são de agosto (2.562), julho (28), junho (41), maio (102) abril (9), março (3) e fevereiro (1) de 2021 e do seguinte mês de 2020: dezembro (10).

1.147 pacientes com diagnóstico confirmado de Covid-19 estão internados. São 848 pacientes em leitos SUS (487 em UTI e 361 em leitos clínicos/enfermaria) e 299 em leitos da rede particular (148 em UTI e 151 em leitos clínicos/enfermaria).

Há outros 1.516 pacientes internados, 736 em leitos UTI e 780 em enfermaria, que aguardam resultados de exames. Eles estão em leitos da rede pública e particular e são considerados casos suspeitos de infecção pelo Sars-CoV-2.

A Sesa informa a morte de mais 119 pacientes. São 52 mulheres e 67 homens, com idades que variam de 0 a 96 anos. Os óbitos ocorreram de 22 de agosto de 2020 a 13 de agosto de 2021.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Geral

Presidente da Argentina se desculpa pela festa clandestina
Roberto Jefferson pede prisão domiciliar, mas detenção é mantida
https://www.osul.com.br/23-pessoas-tomam-vacina-contra-tetano-no-lugar-de-imunizante-contra-a-covid/ 23 pessoas tomam vacina contra tétano no lugar de imunizante contra a covid 2021-08-14
Deixe seu comentário
Pode te interessar