Terça-feira, 30 de abril de 2024

Porto Alegre
Porto Alegre, BR
21°
Light Rain with Thunder

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Acontece Hospital Moinhos de Vento recruta pacientes com histórico de AVC Hemorrágico

Compartilhe esta notícia:

O chamado AVC Hemorrágico é provocado pelo rompimento de um vaso sanguíneo cerebral, espalhando sangue pelo cérebro.(Foto: Divulgação/ Hospital Moinhos de Vento)

O Hospital Moinhos de Vento está recrutando pacientes com histórico de Acidente Vascular Cerebral Hemorrágico para participar de uma pesquisa internacional, considerada um dos maiores estudos de prevenção secundária do AVC deste tipo no mundo.

Os voluntários devem ser maiores de 18 anos, ter pressão alta e não possuir doenças relacionadas ao rim e ao fígado. O objetivo do estudo é fornecer evidências do impacto do tratamento em nível global. A estimativa é que sejam recrutadas 1,5 mil pessoas, sendo 150 brasileiros, em 11 centros de diversas regiões do país.

O projeto nomeado de TRIDENT — sigla em inglês para Estudo da Terapia Tripla para Prevenção de Eventos Recorrentes de Doença Cerebral Intraparenquimatosa — investiga a combinação de medicamentos anti-hipertensivos em uma única pílula para a diminuição da recorrência da doença, uma das formas mais graves e responsável por 10% das reincidências de AVC do mundo. De acordo com a investigadora principal do estudo e chefe do Serviço de Neurologia e Neurocirurgia do Hospital Moinhos de Vento, Sheila Martins, os resultados poderão contribuir para a introdução de uma medicação anti-hipertensiva de baixo custo no SUS, além de ter possibilidade de manufatura em laboratórios públicos.

“O estudo TRIDENT testa o efeito de uma combinação de três medicamentos de baixa dosagem, em uma pílula única, na prevenção desses pacientes nos primeiros seis meses de tratamento. Essa medicação é capaz de reduzir efetivamente a pressão arterial com a intenção de prevenir novos eventos, como AVC isquêmico e hemorrágico, doenças do coração e, consequentemente, a taxa de mortalidade”, afirmou Sheila.

O estudo

No Brasil, a iniciativa acontece em parceria com o Ministério da Saúde, por meio do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sus (PROADI-SUS), e com a Rede AVC Brasil. A pesquisa de nível internacional é coordenada pelo The George Institute for Global Health e estima incluir 1,5 mil pacientes até o final de 2023.

A participação brasileira é considerada fundamental para garantir a representatividade da sua população. “Nosso país tem uma amostra étnica muito ampla, garantindo características genéticas muito diversas, e com um sistema de saúde universal. Temos uma rede de pesquisa nacional muito forte na área de AVC com pessoas interessadas em mudar e qualificar o atendimento a estes casos”, ressaltou a neurologista vascular do Hospital Moinhos de Vento e líder do Projeto TRIDENT no Brasil, Ana Cláudia de Souza.

De acordo com a médica, além de contribuir internacionalmente com a pesquisa científica, o projeto é uma oportunidade de incluir no rol de medicamentos oferecidos pelo SUS uma nova opção, de baixo custo, eficaz e de dose diária única, eliminando a dificuldade dos pacientes de tomar vários medicamentos ao longo do dia.

O estudo teve início em 2017 e, além do Brasil, é executado na Austrália, China, Inglaterra, Taiwan, Malásia, Singapura, Sri Lanka, Holanda e Suécia. Para mais informações sobre o projeto, basta acessar o portal do PROADI-SUS. Já os interessados em participar da pesquisa podem entrar em contato pelo Whatsapp (51) 3907-3787.

 

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Acontece

Badesul comemora resultados da 44ª Expointer
Simers encabeça ação de entidades médicas para envio à Câmara Federal de Carta Aberta contra o uso indiscriminado de Canabidiol
https://www.osul.com.br/hospital-moinhos-de-vento-recruta-pacientes-com-historico-de-avc-hemorragico/ Hospital Moinhos de Vento recruta pacientes com histórico de AVC Hemorrágico 2021-09-16
Deixe seu comentário
Pode te interessar