Terça-feira, 30 de setembro de 2025
Por Redação O Sul | 17 de novembro de 2021
A PF contou com o apoio da Receita Federal na operação
Foto: Polícia Federal/DivulgaçãoA PF (Polícia Federal) deflagrou, nesta quarta-feira (17), uma operação contra uma quadrilha especializada em lavagem de dinheiro e evasão de divisas no Rio Grande do Sul. Pelo menos 70 agentes foram mobilizados na ação, batizada de Shawarma.
Foram cumpridos nove mandados de prisão e 18 de busca e apreensão nos municípios de Chuí, Santa Vitória do Palmar, Pelotas, Rio Grande, Porto Alegre e São Paulo, além de medidas de restrição de bens e valores, bloqueios de contas bancárias e indisponibilidade de imóveis. A operação contou com o apoio da Receita Federal.
A quadrilha, estabelecida na fronteira com o Uruguai, está na mira das autoridades desde 2017. Os investigados já movimentaram pelo menos R$ 230 milhões. Se processados, eles podem ser responsabilizados pelos delitos de organização criminosa, evasão de divisas e lavagem de dinheiro. As penas, somadas, totalizam 24 anos de prisão.
O homem apontado como líder do esquema usava os documentos de “laranjas” para criar empresas e abrir contas em bancos. Com isso, apesar de estarem vinculadas a terceiros, as empresas eram geridas pelos investigados – possibilitando a lavagem de dinheiro por meio de CNPJs.