Sexta-feira, 26 de setembro de 2025
Por Redação O Sul | 12 de dezembro de 2021
Na última volta, Max Verstappen passou Lewis Hamilton e é o novo campeão mundial de Fórmula 1
Foto: ReproduçãoA Fórmula 1 viu a maior disputa por título da sua história ser definida na última volta do GP de Abu Dhabi deste domingo (12).
Com a ajuda de Nicholas Latifi, que a cinco voltas para o fim bateu e causou o safety-car que mudou toda a trajetória de uma prova encaminhada a Lewis Hamilton, a Red Bull deu o pulo do gato ao colocar pneus macios para Max Verstappen nas voltas finais, enquanto a Mercedes manteve seu piloto na pista. Depois da volta do SC para o pit-lane, Hamilton liderava a disputa na relargada final, mas não suportou a melhor forma do holandês com os compostos vermelhos.
Lewis tentou resistir, mas não conseguiu evitar a ultrapassagem e viu a vitória e o título serem conquistados pelo maior rival da sua carreira no inacreditável GP de Abu Dhabi deste domingo histórico para a Fórmula 1 e o esporte a motor.
A conquista de Verstappen neste domingo foi histórica em vários aspectos: o primeiro título conquistado pela Red Bull em oito anos, o primeiro holandês campeão mundial da Fórmula 1, a volta da Honda ao topo da categoria depois de 30 anos e também o desfecho de uma dinastia que durava desde 2014, para a Mercedes, e desde 2017, para Hamilton, que conquistaram títulos seguidos neste período.
Para a Mercedes, restou o consolo com a conquista do importante Mundial de Construtores pela oitava vez, apesar do clima de velório que se instaurou na garagem da equipe chefiada por Toto Wolff.
Carlos Sainz completou o pódio da última corrida da temporada e garantiu outro grande resultado para a Ferrari no ano. O espanhol terminou à frente de Valtteri Bottas, com a Mercedes, em quarto, enquanto Yuki Tsunoda foi o quinto e garantiu seu melhor resultado com a AlphaTauri, seguido por Pierre Gasly, seu companheiro de equipe. Lando Norris, com a McLaren, foi o sétimo, à frente das Alpine de Fernando Alonso e Esteban Ocon. Charles Leclerc foi o décimo.
Protestos negados
Os comissários do GP de Abu Dhabi rejeitaram os dois protestos da Mercedes após a vitória de Max Verstappen valendo o primeiro campeonato mundial da carreira do holandês. O piloto da RBR foi acusado pela equipe rival quebrar o Artigo 48.8 do Regulamento Esportivo da Fórmula 1, que proíbe ultrapassagens sob o safety car.
A segunda solicitação, que trata do procedimento adotado pela direção de prova na saída do carro de segurança, também foi rejeitado. Com isso, Max manteve seu título. A Mercedes, porém, garantiu que vai recorrer e tentar inverter o resultado.
A primeira solicitação rejeitada pela Federação Internacional do Automobilismo (FIA) se apoia no Artigo 48.8, que proíbe os pilotos de fazerem ultrapassagens sob bandeira amarela.
A manobra alvo da reclamação da Mercedes não foi a da curva 5, na qual Max Verstappen ultrapassou Lewis Hamilton para vencer, mas envolve os momentos em que o holandês por diversas vezes colocou o carro na frente do rival, aguardando a saída do safety car na pista.
No documento divulgado pela entidade, os comissários reconhecem a justificativa do protesto. Porém, concluem que, embora Verstappen tenha se colocado à frente de Hamilton sob o safety car, o piloto da RBR recuou alguns metros quando o carro de segurança retornou para os boxes.
O segundo protesto trata do Artigo 48.12 do código esportivo da F1. O trecho determina que o carro de segurança deve sair da pista na volta que sucede o momento em que os retardatários ultrapassaram o líder.