Sexta-feira, 21 de novembro de 2025

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Mundo Brasil volta a ocupar um assento não permanente no Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas

Compartilhe esta notícia:

Embaixador Ronaldo Costa Filho (E) disse que a prioridade do Brasil será debater questões relacionadas à América Latina

Foto: Eskinder Debebe/ONU
Embaixador Ronaldo Costa Filho (E) disse que a prioridade do Brasil será debater questões relacionadas à América Latina. (Foto: Eskinder Debebe/ONU)

O Brasil assumiu na terça-feira (04), pela 11ª vez na história, um assento não permanente no Conselho de Segurança da ONU (Organização das Nações Unidas).

O mandato dura dois anos: 2022 e 2023. A última participação brasileira havia sido em 2010 e 2011. Outros quatro países também assumiram uma vaga: Albânia, Gabão, Gana e Emirados Árabes Unidos. Eles se juntam a Índia, Irlanda, Quênia, México e Noruega como integrantes rotativos do conselho.

O Conselho de Segurança é formado por 15 países. Todos têm direito a voto, mas somente os cinco membros permanentes (Estados Unidos, França, Reino Unido, China e Rússia) têm direito a veto.

A função do Conselho de Segurança da ONU é zelar pela paz. Somente nele é possível adotar decisões obrigatórias a todos os 193 países membros da ONU. É no conselho que sanções internacionais e intervenções militares podem ser decididas multilateralmente.

O embaixador da missão brasileira na ONU, Ronaldo Costa Filho, disse que a prioridade do Brasil será debater questões relacionadas à América Latina e soluções para os conflitos na África. Em julho, o País vai ocupar a presidência do conselho.

tags: em foco

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Mundo

Programa de recuperação fiscal da prefeitura de Porto Alegre negocia mais de meio bilhão de reais
Mundo bate novo recorde de casos confirmados de coronavírus em 24 horas
https://www.osul.com.br/brasil-volta-a-ocupar-um-assento-nao-permanente-no-conselho-de-seguranca-das-nacoes-unidas/ Brasil volta a ocupar um assento não permanente no Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas 2022-01-05
Deixe seu comentário
Pode te interessar