Terça-feira, 30 de abril de 2024

Porto Alegre
Porto Alegre, BR
20°
Light Rain with Thunder

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Brasil Supremo quebra sigilo bancário e fiscal de advogados

Compartilhe esta notícia:

A quebra de sigilo bancário e fiscal foi autorizada pelo ministro do Supremo Tribunal Federal, Teori Zavascki. (Foto: Dida Sampaio/AE)

O ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Teori Zavascki autorizou a quebra dos sigilos bancário e fiscal dos advogados Fernando Neves, ex-ministro do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), e Michel Saliba, além de seus escritórios, para investigar a origem de honorários recebidos para atuar na defesa do ex-deputado João Pizzolatti (PP-SC), alvo da Operação Lava-Jato.

O objetivo é checar se pagamentos foram feitos com dinheiro de propina ou usados para lavar dinheiro. A medida foi solicitada pela PF (Polícia Federal) e referendada pela PGR (Procuradoria-Geral da República).

O documento aponta que, em delação premiada, o doleiro Alberto Youssef afirmou que a Construtora Queiroz Galvão teria feito pagamento de 560 mil reais ao escritório de Neves para custear a defesa de Pizzolatti em uma questão eleitoral. O pagamento também foi mencionado em agenda apreendida do ex-diretor da Petrobras Paulo Roberto Costa. Youssef também disse que a construtora teria usado crédito de 7,5 milhões de reais de propina que devia. A maior parte da propina teria sido paga por doações eleitorais oficiais, e um valor entre 760 mil reais e 560 mil reais teria sido pago como remuneração ao advogado de Pizzolatti.

Segundo a decisão de Zavascki, o objetivo da quebra dos sigilos é averiguar a compatibilidade entre a operação financeira realizada entre elas e o serviço prestado. Youssef declarou ainda que repassava valores a Michel Saliba, por meio de depósitos bancários, como “contraprestação pela representação de João Pizzolatti em ações penais e de improbidade administrativa”. A PF busca identificar um advogado que teria ajudado o ex-diretor de Internacional da Petrobras Jorge Zelada a ocultar no exterior dinheiro desviado de contratos na Petrobras. (AG e Folhapress)

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Brasil

Supremo volta a discutir se tatuagens podem impedir ingresso no serviço público
Europa recebeu recorde de 218 mil migrantes pelo mar em outubro
https://www.osul.com.br/supremo-quebra-sigilo-bancario-e-fiscal-de-advogados/ Supremo quebra sigilo bancário e fiscal de advogados 2015-11-03
Deixe seu comentário
Pode te interessar