Sábado, 13 de junho de 2026

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Política Cotado para presidir a Petrobras, Jean Paul Prates diz que estatal tem que ir além de explorar pré-sal e pagar dividendos

Compartilhe esta notícia:

Senador afirmou que o plano estratégico da Petrobras deve ser alterado pela nova gestão, pois "não é uma cláusula pétrea".

Foto: Geraldo Magela/Agencia Senado
O objetivo é que Prates assuma o quanto antes o comando da estatal. (Foto: Geraldo Magela/Agencia Senado)

O senador Jean Paul Prates (PT-RN), integrante do grupo de Minas e Energia da transição de governo e cotado para a presidência da Petrobras, afirmou nesta quinta-feira (1º) que a estatal precisa ir além de explorar o pré-sal e pagar dividendos aos acionistas. A companhia divulgou na quarta-feira (30) o seu plano estratégico para o quinquênio 2023-2027, mantendo como prioridade a exploração e a produção de petróleo, em especial no pré-sal, e a política de distribuição de dividendos, estimada em até US$ 85 bilhões aos acionistas nos próximos cinco anos.

Prates afirmou que o plano estratégico da Petrobras deve ser alterado pela nova gestão, pois “não é uma cláusula pétrea”.

“[O plano estratégico apresentado pela atual direção] é quase que dizer o que eles fariam se continuassem lá. A gente vai, quando chegar, dizer o que a gente fará estando lá”, afirmou o senador após reunião da bancada do PT com o presidente eleito Lula, no Centro Cultural Banco do Brasil, sede da transição de governo.

Empresa de energia limpa

Segundo o senador, a ideia do novo governo é que a Petrobras não fique somente pagando dividendos e explorando petróleo. “[A Petrobras] é uma empresa de longo prazo. Uma empresa de longo prazo não pode só ficar tirando pré-sal do fundo do mar e distribuindo dividendos, ela precisa pensar em coisas que todas as outras empresas de petróleo estão pensando”, defendeu.

O grupo de transição de Minas e Energia defende que a Petrobras invista em energias renováveis.

“Várias empresas de petróleo têm se transformado em empresas de energia. Simultaneamente, estão descarbonizando suas operações e suas cadeias de valor. Chegou a hora da Petrobras considerar a transição energética seriamente em sua estratégia para o futuro”, defendeu Mauricio Tolmasquim, coordenador do grupo de Minas e Energia do governo de transição, em uma rede social.

Barco à deriva

Prates disse, ainda, que atual Petrobras é um barco à deriva, enquanto a Petrobras que o novo governo vem desenhando será “graúda, forte e poderosa”. “O acionista vai nos acompanhar sabendo que ele está embarcando realmente numa embarcação graúda, poderosa forte, que tem futuro, sabe para onde está indo, não numa espécie de barco à deriva, que está só queimando combustível”, disse o senador.

O grupo de Minas e Energia da transição vai se reunir com a direção da Petrobras na próxima semana, presencialmente, no Rio de Janeiro. Já houve um encontro virtual entre eles.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Política

Deixe seu comentário

Verificação de Email - você receberá um email de confirmação após enviar o seu primeiro comentário, mas ele só será publicado depois que você clicar no link de verificação enviado para a sua conta de e-mail para confirma-lo. Os próximos comentários serão publicados automaticamente por 30 dias!

9 Comentários
mais recentes
mais antigos Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Vanderlei Ochoa
2 de dezembro de 2022 13:22

Ah, vai pro catar…

Fernando Krause
2 de dezembro de 2022 09:32

Vai voltar a ser o caixa das falcatruas da maior e jamais vista quadrilha disfarçada de partido político?

Cezar Roldão Schuaste
2 de dezembro de 2022 13:36

O argumento de atrasado mental é gitaria e ofenças

Vanderlei Ochoa
2 de dezembro de 2022 10:34

Agora, com o novo governo eleito pela maioria do povo honesto e DEMOCRÁTICO, sem rumores de golpismos e aloprações, o BRASIL PROGRIDE e o POVO MELHORA DE VIDA. LULA VAI DISSOLVER O ÓDIO IMPLANTADO no Brasil, por um milico insano, rodeado de milicos oportunistas e adoradores e saudosista de 64. DEMOCRACIA VENCEU. Parabéns ao povo honesto e equilibrado desse país.

Vanderlei Ochoa
2 de dezembro de 2022 11:09

Vai pro catar…

Valmir Endruweit
2 de dezembro de 2022 11:08

Mais um ladrão para regar os cofres dos partidos deesquerda e financiar países comunista de deditadores corruptos e vagabundos.

Vanderlei Ochoa
2 de dezembro de 2022 13:21

Vai pro catar….

Cezar Roldão Schuaste
2 de dezembro de 2022 13:20

O discurso é bonito,mas chegando lá o papo é outro e já demonstraram quando lá estiveram..

Alex Warp
2 de dezembro de 2022 13:27

KKKKKkkkkkkkkk, a Petro é um barco a deriva, mas como se antes ela estava no fundo do oceano de dividas, uma vez na vida estas pessoas poderiam dizer alguma coisa construtiva, o negócio deles é apenas desconstruir o que foi feito, e como diz o chefe Mor o Barba, vamos contar uma mentira até que os otários acreditem que é verade”.

Carla Zambelli sugeriu que generais de quatro estrelas não devam prestar continência ao presidente eleito Lula: petistas pedem investigação criminal
Porto Alegre tem visita guiada e iluminação especial em 12 monumentos até domingo
Pode te interessar
9
0
Adoraria saber sua opinião, comente.x