Quarta-feira, 30 de setembro de 2026

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

| Brasileiros confiam mais no ex-presidente do Supremo Joaquim Barbosa, diz Datafolha; presidente da Câmara dos Deputados é o pior colocado

Compartilhe esta notícia:

Barbosa teve a nota média mais alta: 5,9. (Foto: Fellipe Sampaio /STF)

Longe dos holofotes desde a sua aposentadoria, em julho de 2014, o ex-presidente do STF (Supremo Tribunal Federal) Joaquim Barbosa é considerado, hoje, a personalidade mais confiável do País, aponta levantamento do Datafolha.

Para a pesquisa, os entrevistados dão notas de 0 a 10 (de nada confiável a totalmente confiável) a 12 nomes relevantes do cenário político brasileiro. Barbosa teve a nota média mais alta: 5,9.

O ministro é seguido pela ex-senadora Marina Silva (5,3), fundadora da Rede Sustentabilidade, e pelo senador Aécio Neves (5,0), presidente do PSDB. No extremo oposto, o presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), é o menos confiável da lista, segundo a pesquisa: tem nota média de 2,3.

O presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), e a presidenta Dilma Rousseff também não são de confiança para a população. Receberam notas de 2,7 e 2,9, respectivamente. O levantamento foi feito nos dias 25 e 26 de novembro com 3.451 pessoas em 185 cidades.

A última pesquisa desse tipo feita pelo Datafolha ocorreu em 2009. Das seis personalidades possíveis de comparação com o levantamento anterior, quase nenhuma melhorou sua nota média. A queda mais significativa foi na confiança depositada no ex-presidente Lula. Da média 7,9, registrada no seu segundo mandato, sua confiabilidade caiu para 4,7. Hoje, ele está empatado com o juiz Sérgio Moro. Dilma registrou queda de 2,5 pontos. Em 2009, ela teve nota média de 5,4. (Folhapress)

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de |

Deixe seu comentário

Os comentários estão desativados.

Presidente do Conselho de Ética quer julgar presidente da Câmara dos Deputados no recesso
Impeachment deve ser superado o mais rápido possível, afirma o ministro da Fazenda
Pode te interessar