Terça-feira, 22 de setembro de 2026
Por Redação O Sul | 11 de setembro de 2024
Fumaça das queimadas na Amazônia e no Pantanal se espalhou pelo Brasil
Foto: FreepikA Secretaria da Saúde do Rio Grande do Sul reforçou as orientações para a população sobre a fumaça das queimadas na Amazônia e no Pantanal, que prejudica a qualidade do ar também no território gaúcho. Confira as recomendações:
– Hidratação: aumente a ingestão de água para manter as vias respiratórias úmidas.
– Redução da exposição: evite atividades ao ar livre em horários de alta poluição e mantenha portas e janelas fechadas.
– Uso de máscaras do tipo cirúrgica, pano, lenços ou bandanas podem reduzir a exposição às partículas grossas, especialmente para populações que residem próximas à fonte de emissão (focos de queimadas) e, portanto, melhoram o desconforto das vias aéreas superiores. O uso de máscaras de modelos respiradores tipo N95, PFF2 ou P100 são adequadas para reduzir a inalação de partículas finas por toda a população.
– Atividades físicas: evite exercícios físicos em períodos de elevada concentração de poluentes.
– Orientações a grupos vulneráveis: crianças, idosos e gestantes devem estar atentos a sintomas respiratórios e, se necessário, buscar atendimento médico imediatamente.
A OMS (Organização Mundial da Saúde) reconhece que a poluição do ar é um fator de risco crítico para doenças crônicas não transmissíveis. No Brasil, as queimadas e os incêndios florestais são importantes fontes de poluição atmosférica e contribuem para a emissão de poluentes, resultando em efeitos diretos e indiretos na saúde e meio ambiente.
Grupos populacionais mais suscetíveis (crianças, idosos, gestantes, indivíduos com doenças cardiorrespiratórias, de baixo nível socioeconômico e trabalhadores ao ar livre) podem estar sob maior risco de apresentarem algum efeito na saúde relacionado à poluição do ar.
“Apesar do alerta, a equipe de Vigilância Epidemiológica do Centro Estadual de Vigilância em Saúde não identificou um aumento de casos de síndrome gripal não relacionados a vírus respiratórios, que podem ser influenciados por outros fatores, como a fumaça resultante de queimadas”, informou a Secretaria da Saúde do RS
Voltar Todas de Rio Grande do Sul
Verificação de Email - você receberá um email de confirmação após enviar o seu primeiro comentário, mas ele só será publicado depois que você clicar no link de verificação enviado para a sua conta de e-mail para confirma-lo. Os próximos comentários serão publicados automaticamente por 30 dias!
Como assim? Queimadas? O que vejo e escuto é um silêncio ensurdecedor. Cadê o Leo, a Greta, os “Altistas” brasileiros? Agora as girafas da amazônia podem morrer? Bando de canalhas. O que me surpreende é ainda existirem pessoas que seguem e apoiam esses mer das. São cúmplices, imbecis.
É um cara de pau
Passa verniz no rosto né ?
Resultado da devastação das florestas pelo AGRO. O AGRO É POP Atinge todo mundo.
E e agora não podem dizer que e o governo anterior lá se vai dois anos, agora são incendiários que hipocrisia.
VERGONHA
Brasil, o pulmão do mundo nesta situação..
Cadê a manifestação das pessoas. Está todo mundo apático. É fácil reclamar na internet…
Difícil é reunir a povo para manifestar indignação com a falta de responsabilidade do governo em ter controlado essas queimadas. Quando vamos ir a rua ordenar a urgência e proteção ambiental. Pagamos caro casa,carro, saúde e educação. Estamos esperando para pagar o ar tbm??
Povo acorda. Vamos pra rua. Pode ser no sábado ou domingo. Mas é preciso ser feito algo.
Vamos Passar a Boiada?
Faz o L de LABAREDA…🔥🔥🔥🔥🔥
Essas fumaças deve ser das picanhas assando,fazueli 🔥