Domingo, 28 de junho de 2026

Porto Alegre
Porto Alegre, BR
16°
Light Rain

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Cláudio Humberto “Fantasmas” de Alcolumbre recebem Bolsa-Família

Compartilhe esta notícia:

Esta coluna reflete a opinião de quem a assina e não do Jornal O Sul. O Jornal O Sul adota os princípios editoriais de pluralismo, apartidarismo, jornalismo crítico e independência.

Ex-funcionárias de Davi Alcolumbre (União-AP), apontadas pela revista Veja como partícipes de rachadinha no gabinete do atual presidente do Senado, estão cadastradas Bolsa-Família. Das seis citadas, mulheres pobres que emprestaram nome e CPF ao suposto esquema, quatro são beneficiárias do programa. Marina Ramos chegou a “ganhar” R$14,7 mil, ficava com R$1.350 como fantasma e devolvia o restante, confirmou ela à época. No programa social recebeu R$1.302 em novembro, conforme última atualização dos dados disponíveis no Portal da Transparência.

Uma merreca

Lilian Alves tinha o segundo maior salário, R$8,3 mil. Ficava com R$800. Também está no Bolsa Família, o último pagamento foi de R$425.

Fantasma pago

Jessyca Priscylla é outra que foi apontada como fantasma do gabinete. Ganhava R$5,7 mil, ficava com R$800. Ganha R$1.202 no programa.

Rende mais

Adriana Souza ficava com R$800 dos R$4 mil de salário, diz a denúncia. No Bolsa-Família ganha mais do que no suposto esquema, R$1.002.

Esquema milionário

A rachadinha teria movimentado mais de R$2 milhões entre janeiro de 2016 e março de 2021, quando denunciado. Deu em nada até hoje.

Banca contra acordo de Mariana enfrenta crise

Após o próprio fundador Harris Pogust cair fora, dois executivos saíram do escritório britânico de advocacia PG em dois meses: o diretores de estratégia, Jordan Lee, e de investimentos, Ana Carolina Salomão. As perdas reforçam o encolhimento do PG à medida em que se aproxima a data de adesão das vítimas de Mariana ao acordo de R$132 bilhões com a BHP e Vale, avalizado pelas autoridades brasileiras. O PG insiste com outra ação em Londres na expectativa de uma beirada pelo “sucesso”.

Demissões em série

Parece ainda mais séria a crise no escritório londrino: em dezembro passado, o PG demitiu 20% dos seus funcionários.

Sem pagar bônus

Além das demissões expressivas, o escritório cancelou o pagamento de bônus milionários, causando grande apreensão.

Corte no aluguel

Para deixar claro que é séria a crise, o PG também mudou a sede para um local bem mais modesto, cujo o aluguel é quase 20% menor.

Recuo positivo

Como na reforma tributária pegou muito mal o veto de Lula à isenção dos fundos imobiliários, Fernando Haddad pediu ajuda ao deputado Arnaldo Jardim (Cidadania-SP), um especialista, a ajudar em solução que acalme mais de 2,7 milhões de investidores, quase todos trabalhadores.

Xarope de chuchu

O governo que usar Geraldo Alckmin (PSB) como alavanca da popularidade de Lula. Monitoramento interno aponta que o desgaste na imagem do petista ainda não contaminou o vice-presidente.

‘Horripilante’

O ex-procurador Deltan Dallagnol chamou de “horripilante” a referência da Folha aos ministros do STF como “atores políticos” e a revelação de que Gilmar Mendes ajuda José Roberto Barroso na “articulação política”.

Tudo igual

Ao menos por ora, não há previsão de mexida nos ministérios ocupados pelo MDB. O partido comanda três pastas na Esplanada: Planejamento, de Simone Tebet; Cidades, de Jader Filho; e Transporte, de Renan Filho.

Alexandre de Brasília

Um dos mais influentes e admirados jornalistas brasileiros, Alexandre Garcia lança seu novo livro, “De Brasília”, cidade onde reside há 48 anos. Já disponível na Amazon (R$53,90 para Kindle e R$89,90 capa comum).

Funai polícia

O Congresso reagiu ao decreto de Lula que dá poder de polícia a Funai. Na Câmara e Senado já há propostas que defendem que Lula extrapolou e querem a decisão suspensa. Ou corre o risco de ser anulada.

Quem importa

Sempre plantando notícias sobre o Orçamento de 2025, o governo Lula ainda não chamou para conversa quem importa na história: o relator do PLOA, senador Angelo Coronel (PSD-BA), que diz aguardar o convite.

Crime dando baile

Impressionante como os criminosos agem impunemente usando o SMS, usando o nome de instituições financeiras como Banco Central. Quem clica se ferra: eles invadem o celular e roubam tudo, inclusive senhas.

Pensando bem…

…anistia? Nem de graça.

PODER SEM PUDOR

Adorável embaixador

Logo após a audiência em que Itamar Franco lhe pediu o cargo de embaixador em Buenos Aires, Lula ouviu a ponderação de um assessor: “Mas ele merece uma embaixada de maior importância, como a da China…” O presidente, em seu primeiro mandato, ficou surpreso: “⁠China?”. O assessor, que contou a história a esta coluna, completou: ⁠”Seria uma maravilha! Por causa do fuso horário, enquanto a gente trabalhasse, ele estaria dormindo! E quando ele telefonasse, o senhor é quem estaria dormindo!” Lula gargalhou longamente e, por uns dez minutos, sempre que sem lembrava da frase, caía na risada outra vez.

(Com Rodrigo Vilela e Tiago Vasconcelos – Instagram: @diariodopoder)

Esta coluna reflete a opinião de quem a assina e não do Jornal O Sul.
O Jornal O Sul adota os princípios editoriais de pluralismo, apartidarismo, jornalismo crítico e independência.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Cláudio Humberto

Deixe seu comentário

Verificação de Email - você receberá um email de confirmação após enviar o seu primeiro comentário, mas ele só será publicado depois que você clicar no link de verificação enviado para a sua conta de e-mail para confirma-lo. Os próximos comentários serão publicados automaticamente por 30 dias!

12 Comentários
mais recentes
mais antigos Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Vanderlei Stefani
5 de fevereiro de 2025 22:24

EFEITO LULA: Embraer recebeu da norte-americana Flexjet o maior pedido de jatos executivos da história da fabricante brasileira de aeronaves. O pedido é de US$ 7 bilhões e envolve a compra de cerca de 200 aviões. Ações da empresa saltaram 15%.

Vanderlei Stefani
5 de fevereiro de 2025 16:55

Capa da Veja mostrou Bolsonaro dizendo que seus eleitores têm QI próximo de zero

Vanderlei Stefani
5 de fevereiro de 2025 14:54

Patriotas do amor, bolsonaristas querem fim da Ficha Limpa
É indecoroso que parlamentares que se elegeram sob o manto do combate à corrupção, agora atentem contra uma das poucas medidas punitivas

Anderson Cardoso da Silva
5 de fevereiro de 2025 14:26

Deputados corruptos….nosso pais é conhecido no mundo como um navio se leme aderiva guiado pelos corruptos

Cezar Roldão Schuaste
5 de fevereiro de 2025 14:03

Itamar Franco, um dos mais importantes presidentes que o Brasil teve, deixou o país sem inflação, com o REAL forte e organizado, Imagina se fosse o PT que tivesse assumido no tempo da inflaçã…..

Fernando Krause
5 de fevereiro de 2025 13:38

Pensando bem…
… as maiores quadrilhas de colarinho branco estão confortavelmente instaladas em Brasília, na Praça dos Três Poderes… e sendo sustentadas pelos R$ BILHÕES do dinheiro público!

Vanderlei Stefani
5 de fevereiro de 2025 13:14

DD, é aquele que abriu uma mega empresa no nome da BB de dois aninhos.

Vanderlei Ochoa
5 de fevereiro de 2025 11:47

Jorge chirů éder

Vanderlei Ochoa
5 de fevereiro de 2025 10:42

Garcia pertenceu ao governo golpista de 64 e Cláudio Humberto COLLOR MESSIAS BOLSONARO pertenceu ao governo corrupto do COLLOR. Fazem uma belíssima dupla….quaquaquaqua

Vanderlei Ochoa
5 de fevereiro de 2025 10:40

Essa tá boa. Elogiar um jornalista que fez parte do governo golpista de 64 e tem saudades daqueles tempos. Só podia ser um fanático sem noção.

Jorge Schröder
5 de fevereiro de 2025 10:26

Garcia é sem duvida um grande jornalista…. Um Ícone gaucho da atual informação, merece todos os créditos e meritos por sua trajetória e postura profissional. Lembrando sempre que jornalismo é fundamentalmente difusão de fatos e não de factoides e não posicionamentos pessoais sobre as informações, algo muito comum atualmente, onde alguns jornalistas opinam, com seus conceitos, sobre os fatos.

Vanderlei Ochoa
5 de fevereiro de 2025 10:04

Colunista cabo eleitoral da direita golpista não perde tempo e nem se envergonha de defender bandidos. Cláudio Humberto ex-COLLOR agora MESSIAS BOLSONARO, sempre na luta para defender o indefensável. Foi colaborador do governo corrupto do COLLOR e jamais se conformou em ver seu chefe e amigo pessoal impochado e tirado do poder por alta corrupção. Agora se alia ao que há de mais nocivo para o povo e para o Brasil, a direita golpista. Ataca todos os dias o ESTADISTA LULA eleito pelo povo honesto. Esse tá perdido na vida.

Líder da oposição, Zucco pede no plenário da Câmara apoio ao impeachment de Lula
Deputado apresenta projeto para ampliar penalizações ao desrespeito e ridicularização de crenças religiosas no RS
Pode te interessar
12
0
Adoraria saber sua opinião, comente.x