Sexta-feira, 06 de junho de 2025
Por Helena Legunes | 4 de junho de 2025
A sustentabilidade e o crescimento de um empreendimento exigem mais do que apenas um bom planejamento financeiro e uma gestão sólida
Foto: FreepikAo iniciar um negócio, são muitas as motivações que impulsionam um empreendedor. Pode ser o desejo de alcançar a independência financeira, resolver um problema específico, transformar uma paixão em profissão ou até mesmo a necessidade de gerar renda em tempos de crise.
Independentemente da razão inicial, a sustentabilidade e o crescimento de um empreendimento exigem mais do que apenas um bom planejamento financeiro e uma gestão sólida. Eles demandam, sobretudo, um propósito.
Falo aqui sobre a perspectiva de um lugar comercial onde a presença física é essencial, onde a satisfação também se encontra ao ver o seu público voltando, elogiando o serviço, o produto, o atendimento, trazendo amigos e familiares porque se identifica com o seu negócio.
Percebo que, nestes tempos cada vez mais efêmeros, não há espaço para empreendimentos rasos. A qualidade é indispensável. O que realmente faz um negócio prosperar, além de seu fluxo de caixa saudável, é a sua capacidade de se conectar genuinamente com seus clientes e com a comunidade ao seu redor. Isso vai muito além de oferecer um bom produto ou serviço: trata-se de criar um ambiente onde as pessoas se sintam acolhidas e empoderadas.
Empresas que se posicionam frente a questões sociais e defendem causas acabam ganhando a confiança e a fidelidade dos clientes, que, por sua vez, se tornam defensores e divulgadores do negócio. A qualidade e o compromisso com a causa acabam se refletindo em todos os aspectos da experiência do consumidor: no atendimento, no ambiente e até mesmo nas conversas informais que surgem entre frequentadores e colaboradores.
Não existe uma fórmula mágica para o sucesso, mas sim um conjunto de valores e ações consistentes que demonstram compromisso e autenticidade. Negócios que conseguem alinhar os objetivos pessoais dos empreendedores aos interesses de seus clientes são os que permanecem na memória e na história das pessoas, criando uma base sólida de consumidores leais.
* Helena Legunes, proprietária do Terreiro Bar Ancestral
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