Segunda-feira, 21 de julho de 2025

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Geral Brasileiros invadem Instagram da primeira-dama dos Estados Unidos, Melania Trump

Compartilhe esta notícia:

Na página de Melania, muitos brasileiros pediram que ela “controlasse” o marido. (Foto: Reprodução)

Depois que o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, restringiu os comentários em suas publicações do Instagram no último dia 10, os usuários brasileiros da rede social buscaram outros perfis para expressar a revolta sobre a taxação de 50% aos produtos brasileiros. Entre eles, da primeira-dama americana Melania Trump, do vice-presidente J.D. Vance, e até mesmo o perfil da Casa Branca.

Na página de Melania, muitos brasileiros pediram que ela “controlasse” o marido. Outros fizeram piadas com a cor da pele do rosto do presidente americano. “Oi linda tudo bem?! Avisa seu marido que não pedimos a opinião dele”, escreveu um usuário. “Não somos colônia de vocês”, disse outro. “Senhora cenoura, diga ao seu cenourão que o Brasil é soberano”, comentou um terceiro.

Frases como “Brasil soberano”, “o Brasil é dos brasileiros” e “deixe o Brasil em paz” aparecem com muita frequência entre os comentários das publicações.

Outra frase muito presente é “o Brasil não é seu quintal”. Em abril, o secretário de Defesa dos Estados Unidos, Pete Hegseth, se referiu à América Latina como “quintal” de Washington em entrevista à Fox News.

Justiça brasileira

Em outra frente, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, publicou nessa quinta-feira (17) uma carta endereçada a Jair Bolsonaro (PL) em que volta a defender o ex-presidente do Brasil e e a criticar a Justiça brasileira.

“Eu vi o terrível tratamento que você está recebendo nas mãos de um sistema injusto (…) . Este processo deve terminar imediatamente!”, afirma Trump, em carta com timbre da Casa Branca publicada em sua rede social, o Truth Social.

Bolsonaro é réu numa ação penal que apura a tentativa de ruptura institucional planejada por um núcleo próximo ao ex-presidente. Na segunda-feira (14), a Procuradoria-Geral da República (PGR) pediu ao Supremo Tribunal Federal (STF) a condenação de Bolsonaro pelos crimes de tentativa de golpe de Estado, abolição violenta do Estado Democrático de Direito e organização criminosa. O julgamento ainda não tem data para ocorrer.

Segundo a PGR, Bolsonaro liderou uma organização criminosa armada voltada a desacreditar o sistema eleitoral, incitar ataques a instituições democráticas e articular medidas de exceção.

Ainda na carta dessa quinta, Trump alega que o governo brasileiro realiza “ataques à liberdade de expressão, tanto no Brasil quanto nos EUA”.

A carta é mais uma defesa de Bolsonaro feita por Trump desde que o presidente dos Estados Unidos anunciou um tarifaço de 50% ao Brasil, sob argumentos políticos – como a interferência na democracia brasileira e no Judiciário – e comerciais.

O governo brasileiro reagiu à carta de Trump: “Uma coisa é questão do Poder Judiciário –e é importante destacar que a separação dos poderes é pedra basilar do Estado Democrático de Direito– e outra coisa é a tarifa, que é comércio, e no comércio se busca solução. Nós queremos até ampliar o comércio, podemos ter meta de ampliação do comércio Brasil com os Estados Unidos. Não há nenhuma relação entre questões do poder judiciário e tarifas. São coisas que não têm nexo”, respondeu o vice-presidente Geraldo Alckmin, ao ser questionado a respeito.

A ministra das Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann, classificou a carta como “chantagem” contra o Brasil.

“A carta de Donald Trump a Jair Bolsonaro expõe cruamente a chantagem que estão fazendo contra o Brasil. O estadunidense exige que o país desista da soberania nacional, de nossa Justiça e nossas leis, para desarmar as tarifas e sanções que ameaça impor ao país. Quanto mais se aproxima a hora do julgamento, mais claro fica que Bolsonaro coloca seus interesses acima de tudo, inclusive do Brasil e do povo brasileiro”, disse Hoffmann.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Geral

Polícia Federal apura vínculos de ministros do Superior Tribunal de Justiça com empresário investigado por corrupção no Judiciário
Polícia Federal desarticula mais um esquema milionário de fraudes no INSS com participação de gerentes de bancos e servidores
https://www.osul.com.br/brasileiros-invadem-instagram-da-primeira-dama-dos-estados-unidos-melania-trump/ Brasileiros invadem Instagram da primeira-dama dos Estados Unidos, Melania Trump 2025-07-17
Deixe seu comentário
Pode te interessar