Sexta-feira, 09 de outubro de 2026
Por Redação O Sul | 13 de agosto de 2025
Os dados são de um levantamento feito pelo STF (Supremo Tribunal Federal)
Foto: Marcelo Camargo/Agência BrasilDos mais de 1,4 mil presos por envolvimento nos atos extremistas de 8 de janeiro de 2023 em Brasília, 141 permanecem na cadeia e 44 estão em prisão domiciliar — parte desses com tornozeleira eletrônica.
Dos 141 que estão na cadeia, 112 já foram condenados por crimes como golpe de Estado e tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito. Os outros 29 estão em prisão preventiva aguardando o julgamento, incluindo o general Walter Braga Netto, ex-ministro de Bolsonaro.
Os dados, divulgados pelo portal G1, são de um levantamento feito pelo STF (Supremo Tribunal Federal). Em 8 de janeiro de 2023 e no dia seguinte em frente ao quartel-general do Exército em Brasília, 1.406 pessoas foram presas em flagrante. Após a realização das audiências de custódia ainda naquele mês, o ministro Alexandre de Moraes, relator dos processos no STF, manteve 942 pessoas presas preventivamente.
A maioria deixou a cadeia porque cometeu crimes menos graves e, por isso, respondeu em liberdade e já cumpriu a pena. Houve também pessoas que fizeram acordo para se livrar do processo e de uma eventual condenação.
Crimes menos graves
Segundo os dados do STF, 552 investigados pelo 8 de janeiro assinaram Acordo de Não Persecução Penal com a Procuradoria-Geral da República, homologado pela Corte.
Pela lei, o acordo é possível quando a pessoa é acusada de cometer crimes menos graves, com pena mínima inferior a quatro anos. Esse era o caso da maioria dos presos no acampamento em frente ao quartel do Exército em Brasília, acusados de praticar incitação ao crime e associação criminosa.
Ao fecharem acordo, essas pessoas assumiram os delitos e se comprometeram a cumprir uma série de condições impostas pelo Supremo, como não reincidir, prestar serviços à comunidade e pagar multa de R$ 5 mil.
Dos acusados dos crimes menos graves que não assinaram acordo, 359 foram condenados, mas já não estão na prisão. O tribunal informou que 131 ações foram extintas por cumprimento integral da pena.
Crimes mais graves
Já entre os acusados dos crimes mais graves – tentativa de abolição do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, dano qualificado, associação criminosa e deterioração de patrimônio público –, 279 foram condenados pelo Supremo. As penas chegam a até 17 anos de prisão, dependendo do nível de envolvimento do réu nos atos violentos.
É nesse grupo que estão os 112 que continuam presos em regime fechado. O restante deixou a cadeia, por exemplo, progredindo de regime.
Somadas, as condenações por crimes menos graves (359) e por crimes mais graves (279) totalizam 638, de acordo com o Supremo. Houve também dez absolvições ao final dos processos.
A Corte informou que arrecadou quase R$ 3 milhões em prestação pecuniária, um valor pago por condenados como parte da punição e destinado à reparação dos danos causados pelos crimes.
Verificação de Email - você receberá um email de confirmação após enviar o seu primeiro comentário, mas ele só será publicado depois que você clicar no link de verificação enviado para a sua conta de e-mail para confirma-lo. Os próximos comentários serão publicados automaticamente por 30 dias!
Brasil acima de tudo e leis acima de todos. Golpe de estado nunca mais.
Já os BANDIDOS e CRIMINOSOS TRIPLAMENTE CONDENADOS POR CORRUPÇÃO porque ROUBARAM OS COFRES PÚBLICOS foram todos politicamente “descondenados” para “voltar à cena do crime”…
Esse é o Brasil de Brasília!
O Brasil é dos Brasileiros e não desse bando de vira-latas golpistas que não querem trabalhar pelo bem do país, só querem proteger o miliciano
🚨🚨🚨 Atenção GADO!!! Fazer Pix pra Zambetta ⛏️⛏️⛏️⛏️⛏️⛏️⛏️⛏️⛏️⛏️
Zambelli seguirá presa na Itália; deputada passa mal em audiência
A Junta de Governo (antigo STF) condenou de forma completamente errada, errou foro, errou pena, não individualizou, foi cruel e tirana, todos eles da primeira turma serão julgados da mesma forma
Deu BANDIDINHOS DA ESQUERDA….O mundo sabe o que aconteceu aqui, nos ultimos anos….!!
TENHO NOJO DE PTralha….vcs que dão suporte a esta ditadura são tão, ou mais bandidos, criminosos, que eles;….
http://www.bbc.com › portuguese › articles
Moraes censura críticos e Brasil tem ‘golpe de Estado’ no …
2 days ago · Jornal americano que ‘não é tarde demais para resgatar o Brasil de um retorno semelhante à ditadura’.
O CANCER LULISTA, ESTA INSTALADO….VAI SER DIFICIL..MAS NÃO HÁ DITADURA QUE DURE PARA SEMPRE…
Eu de minha parte ….vari da minha vida todo e qualquer PTralha….VCS SÃO DOENTES…..DO MAL…..A PIOR VERSÃO DO SER HUMANO….UM N O J O ….
MILHARES DE FAMILIAS SENDO DESTRUIDAS …E VCS AÍ VIBRANDO………FILHOS DO DEMONIO….