Quinta-feira, 23 de outubro de 2025
Por Bruno Laux | 21 de outubro de 2025
Esta coluna reflete a opinião de quem a assina e não do Jornal O Sul. O Jornal O Sul adota os princípios editoriais de pluralismo, apartidarismo, jornalismo crítico e independência.
Dando continuidade à série de mini documentários “Turismo Transforma”, a Embratur lançou nesta terça-feira o episódio “Rio Grande do Sul, terra que se refaz”, que celebra a retomada das atividades turísticas no Estado após a catástrofe climática de 2024. A obra aborda aspectos de resiliência, afroturismo, audiovisual e experiências sustentáveis, explorando destinos como Cambará do Sul, Arroio do Meio, Gramado e Poço das Antas. O vídeo também confere destaque ao papel de conectividade do Aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre, apresentado como hub crucial para a chegada de turistas internacionais. Presidente da Embratur, Marcelo Freixo destaca que o Estado alcançou a marca de mais de 1,3 milhão de visitantes internacionais nos primeiros nove meses de 2025, número que afirma demonstrar a resiliência e a força dos atrativos do território gaúcho.
Confusão na Câmara
Vereadores e vereadoras de Porto Alegre serão ouvidos nesta quarta-feira pela Comissão de Cidadania e Direitos Humanos da Assembleia gaúcha sobre o episódio ocorrido na Câmara Municipal no dia 15 de outubro. Na ocasião, agentes da Guarda Municipal utilizaram bombas de gás e balas de borracha contra manifestantes e parlamentares que protestavam no entorno do Palácio Aloísio Filho, sede do Legislativo porto-alegrense. Requerente da reunião, a deputada estadual Bruna Rodrigues (PCdoB) avalia que a situação representa “um ato de violência política”, que choca pela “tentativa de silenciamento e intimidação dentro da própria Casa do Povo”. Segundo a deputada, o encontro pretende ouvir os parlamentares para reafirmar o compromisso com a democracia, o diálogo e os direitos humanos.
Confusão na Câmara II
A Mesa Diretora da Assembleia Legislativa determinou nesta terça-feira o envio de ofícios ao prefeito de Porto Alegre, à presidente da Câmara Municipal e ao Ministério Público, solicitando a apuração do conflito ocorrido na Câmara de Vereadores da Capital. A decisão foi tomada diante do envolvimento do deputado Miguel Rossetto (PT) no episódio, quando foi atingido por uma bala de borracha nas costas, conforme registrado pelo parlamentar em boletim de ocorrência. O Parlamento, que trata o caso como de elevada gravidade, solicitou a identificação dos agentes da Guarda Municipal envolvidos, o quantitativo e o tipo de armamentos empregados, além das imagens das câmeras de segurança e das câmeras corporais e das diretrizes de atuação da corporação em manifestações. A iniciativa baseia-se no Regimento Interno e no Código de Ética da Assembleia, que garantem a inviolabilidade e o exercício do mandato em todo o território estadual.
Taxa obsoleta
A votação do parecer favorável ao projeto que estabelece a extinção da taxa de emissão do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV) no RS sofreu um novo adiamento nesta terça-feira, após pedido de vista apresentado pela bancada do PL na Comissão de Constituição e Justiça da Assembleia. De autoria do deputado Rodrigo Lorenzoni (PP), o texto já havia sido alvo de uma solicitação do gênero na última semana, apresentada pela bancada do PSDB. O autor da matéria avalia que os pedidos de vista são legítimos, uma vez integrados ao regimento, mas se compromete em seguir trabalhando pela aprovação do projeto. Lorenzoni defende que a eliminação da cobrança da tarifa de licenciamento do CRLV se justifica diante da ausência de custos operacionais com impressão e envio do documento desde a digitalização do serviço.
Presença requerida
O deputado Valdeci Oliveira (PT) cobrou nesta terça-feira o agendamento de reunião com o secretário da Reconstrução Gaúcha, Pedro Capeluppi, para tratar da abertura de uma nova frente de trabalho na duplicação da RSC-287, a partir de Santa Maria. Segundo Valdeci, caso não haja manifestação até a próxima semana, será protocolado pedido de convocação do secretário na Comissão de Assuntos Municipais. O parlamentar criticou o cancelamento de um encontro marcado para setembro, com a presença de Capeluppi, além de acusar a ausência de retorno do Executivo sobre o reagendamento da reunião. A demanda é liderada por um comitê formado por prefeitos, vereadores e moradores da Região Central do RS que busca antecipar trechos das obras que, pelo cronograma atual, só seriam executados a partir de 2040. (Por Bruno Laux)
Esta coluna reflete a opinião de quem a assina e não do Jornal O Sul.
O Jornal O Sul adota os princípios editoriais de pluralismo, apartidarismo, jornalismo crítico e independência.