Quinta-feira, 03 de setembro de 2026

Porto Alegre
Porto Alegre, BR
21°
Fair

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Política Campanha eleitoral de Lula teme que relação de Daniel Vorcaro e Alexandre de Moraes impulsione adversários

Compartilhe esta notícia:

Avaliação é de que as revelações envolvendo o ministro podem fortalecer discursos já adotados por setores da direita contra o STF.(Foto: Ricardo Stuckert)

Integrantes da campanha do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) à reeleição avaliam com preocupação os possíveis impactos do caso envolvendo o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), sobre o cenário eleitoral de 2026.

A avaliação dentro do grupo que coordena a campanha é de que as revelações sobre conversas, encontros e relações envolvendo o ministro podem fortalecer discursos já adotados por setores da direita contra o STF e ampliar o espaço de seus adversários na disputa presidencial. A preocupação também se estende a candidatos que buscam se apresentar como uma alternativa à polarização entre lulistas e bolsonaristas.

Entre esses nomes está Augusto Cury (Avante), que, segundo diferentes levantamentos de intenção de voto, já alcançou a casa dos dois dígitos. Para integrantes da campanha petista, o episódio envolvendo Moraes pode contribuir para aumentar a força de discursos críticos ao Supremo e influenciar eleitores que demonstram resistência à atual polarização política.

Na avaliação de aliados de Lula, as informações divulgadas têm potencial para produzir efeitos sobre a opinião pública ao dar maior repercussão a questionamentos que vêm sendo apresentados historicamente pelo bolsonarismo. Moraes é considerado um dos principais alvos de críticas do grupo político ligado ao ex-presidente Jair Bolsonaro, que frequentemente acusa o ministro de adotar medidas consideradas excessivas contra seus aliados.

Diante desse cenário, a orientação dentro do QG da campanha de Lula é manter distância do caso envolvendo Moraes e evitar qualquer associação do presidente com os fatos revelados. A estratégia consiste em reforçar que não há conexão entre Lula e as situações investigadas, deixando que as apurações e eventuais desdobramentos sejam conduzidos pelas instituições responsáveis.

A postura adotada pelo PT também apresenta diferenças em relação à de setores da direita. O partido não pretende, por exemplo, endossar pedidos de impeachment contra o ministro André Mendonça, embora existam críticas internas à sua atuação em determinados episódios. Entre os questionamentos está a avaliação de que o ministro teria adotado uma atuação seletiva e com objetivos políticos capazes de interferir no calendário eleitoral.

Dentro do PT, a estratégia, neste momento, é pressionar para que Mendonça também determine o levantamento do sigilo relacionado ao caso Dark Horse. Na avaliação de integrantes do partido, a divulgação das informações poderia produzir novos elementos com possíveis implicações para o principal adversário de Lula na corrida presidencial, o senador Flávio Bolsonaro (PL). (Com informações da colunista Isabel Mega, da CNN Brasil)

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Política

Deixe seu comentário

Verificação de Email - você receberá um email de confirmação após enviar o seu primeiro comentário, mas ele só será publicado depois que você clicar no link de verificação enviado para a sua conta de e-mail para confirma-lo. Os próximos comentários serão publicados automaticamente por 30 dias!

3 Comentários
mais recentes
mais antigos Mais votado
Glaucio dos Santos Brum
3 de setembro de 2026 10:55

O “estadista” não precisa temer coisa alguma. Basta ler os comentários que veremos que, por mais irresponsável, corrupto e incompetente que seja um presidente, sempre haverá aqueles que fecharão os próprios olhos e tentarão cegar os demais, sempre votando e apoiando quem, evidentemente (e isso já foi provado ao longo de mais de vinte anos com o poder nas mãos), não tem a mínima condição técnica e moral de conduzir uma nação.

jorge schroder
3 de setembro de 2026 10:05

Luís Cachaça perde no primeiro turno…..

vanderlei stefani
3 de setembro de 2026 09:23

💣BOMBA: Nova delação entrega mala de dinheiro e propina do Banco Master para Eduardo e Flávio Bolsonaro

Presidenciável Romeu Zema afirma que ministros do Supremo envolvidos no caso do Banco Master devem ir para a cadeia
Em Brasília, Lula recebe o ator e ativista Leonardo DiCaprio para discutir temas relacionados ao meio ambiente
Pode te interessar
3
0
Adoraria saber sua opinião, comente.x