Segunda-feira, 02 de novembro de 2026
Por Redação O Sul | 1 de junho de 2015
A noite de sábado, 30, foi de muito bate-papo no Restaurante Épico, no Grêmio Náutico União. Como pano de fundo, a harmonização da cerveja com a alta gastronomia, uma proposta que ganha adeptos cada vez mais, até mesmo em função do desenvolvimento das microcervejarias, produzindo as conceituadas cervejas artesanais, segmentadas por cor, aroma e sabor, o que possibilita adequação de pratos aos diferentes tipos da bebida. Alexandre Baggio (chef e beer sommelier), Glauco Caon (cervejeiro e juiz internacional BJCP), Edu Pelizzon (beer somellier) e Luis Polleto (doutor cervejeiro pesquisador em processo fermentativo Esalq-USP) deram uma verdadeira aula aos 140 convidados que participaram da iniciativa, integrada às ações que marcam os 20 anos de atividades da Confraria União Cooks, referência no setor no Rio Grande do Sul e no País.
A abertura do evento ficou por conta do presidente da Confraria União Cooks, Ney Silva, que saudou e agradeceu a presença de todos. Na sequência, os palestrantes enfatizaram a importância de “esquecer o vinho”. Eles traçaram um paralelo entre ambas as bebidas, detalhando curiosidades sobre a história da cerveja no panorama mundial. Por exemplo, há 10 mil anos já haviam registros da fabricação da cerveja na China, a partir da fermentação de grãos. O principal mercado consumidor é a República Tcheca, que consome 148 litros per capita/ano. Entre as cervejas mais caras do mundo, ganha destaque uma marca australiana, com um litro custando 4.284 dólares e produzida com água de icebergs. As principais escolas hoje são a belga, americana, inglesa, alemã e a brasileira.
“Beber menos e beber melhor” é o lema dos experientes cervejeiros que harmonizaram o jantar. No cardápio, elaborado pelos confrades da União Cooks e pelo chef Alexandre Baggio: couvert com queijos, presuntos e pães (cerveja Lorena Munich Helles). Como entrada, camarão au citron em cama de folhas verdes e abacaxi selado (cerveja Lorena Belgian Ale Witbier). Prato principal carré francês com cogumelos frescos e mousseline de batata baroa (cerveja Lorena English Indian Pale Ale). A sobremesa, torta holandesa com crocante de avelãs (cerveja Lorena Irish Stout).
Os comentários estão desativados.