Quarta-feira, 07 de maio de 2025
Por Redação O Sul | 13 de julho de 2017
A arquiteta e diretora da equipe de varejo da Quadrilha Arquitetura, Claudia Barbosa, juntamente com a consultora da Ribas Rinaldi Consultoria, Cristiane Ribas, e com o consultor empresarial da Bonsai Consultoria, Romulo Tevah, participaram do painel “Sua loja no divã – respostas para alavancar o seu negócio”. Neste momento, esclareceram dúvidas de lojistas sobre estratégias, apresentação do ponto de venda, entre outros assuntos do setor, no Congresso Brasileiro do Varejo, realizado em paralelo à 5ª edição da Feira Brasileira do Varejo (FBV), no BarraShoppingSul, em Porto Alegre.
Claudia explicou que a trajetória de 15 anos no varejo fez com que fosse criado um grupo para solucionar os problemas e questões pertinentes dos lojistas. “Hoje precisamos estar à frente do mercado e trazer novidades a cada dia que passa. As respostas estão nos nossos negócios”, disse ela, acrescentando que é preciso atentar para o momento de compra do cliente. “Precisamos vender a experiência do serviço ofertado. Ter cuidado com os detalhes, mexer com os sentidos, aromas, sons, e, principalmente, na parte do atendimento”, explicou.
Já Tevah ressaltou a importância de agregar valor à marca. “É fundamental entender o fluxo desse serviço para que o projeto de loja esteja vinculado, ou seja, trabalhar a prestação desse serviço dentro do varejo para facilitar a vida do cliente. Isso é uma estratégia de venda recorrente”, analisou. Sobre comunicação, ele explicou que para criar uma conversa eficaz com o consumidor é essencial saber para quem você está falando, da mesma forma acontece no momento de planejar a arquitetura de um ambiente de loja.
Para Cristiane, é necessário planejar, criar e inovar na maneira de ofertar a mercadoria. “Hoje não podemos mais contar com as estações definidas, além disso o consumidor quer soluções rápidas e contínuas e nós, lojistas, precisamos criar sonhos e desejos de consumo nos nossos clientes”, disse, destacando a importância de ter processos e métodos definidos para alavancar os negócios. “Estamos reaprendendo o varejo, reaprendendo a comprar e reaprendendo a vender. É um ciclo. Quanto mais eu conhecer quem é meu cliente eu posso ousar de uma forma mais atrativa para ele”, exaltou.
A 5ª edição da Feira Brasileira do Varejo (FBV) e o Congresso Brasileiro do Varejo acontecem até sexta-feira (14) no BarraShoppingSul, em Porto Alegre. O Congresso conta com a participação de especialistas de renome nacional e internacional em áreas como franquias, inovação, empreendedorismo, economia e marketing digital. As inscrições ainda estão abertas e podem ser feitas direto no credenciamento do evento. Mais informações no site www.feirabrasileiradovarejo.com.br.