Segunda-feira, 29 de abril de 2024

Porto Alegre
Porto Alegre, BR
21°
Light Rain with Thunder

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Esporte Presidente da Federação Espanhola de Futebol é preso por corrupção

Compartilhe esta notícia:

Angel Maria Villar foi reeleito presidente da federação em maio. (Foto: Reuters)

A Guarda Civil prendeu, na manhã desta terça-feira (18), o presidente da Federação Espanhola de Futebol, Angel Maria Villar, durante uma operação anticorrupção. O filho dele, Gorka, o vice-presidente financeiro da federação, Juan Padrón, e outras duas pessoas também foram detidas.

Eles são acusados dos crimes de administração desleal, apropriação indébita, corrupção, falsificação de documentos, entre outros, todos relacionados à organização de partidas internacionais. A suspeita é de que eles tenham obtido vantagens pessoais, por meio de diversas empresas, e em prejuízo da Federação Espanhola de Futebol, com a organização dos jogos.

Villar, de 67 anos, foi reeleito presidente da federação espanhola em maio, pela oitava vez consecutiva, para iniciar outro mandato de quatro anos depois de não encontrar oposição e sem necessidade de uma eleição. Ele comanda o futebol espanhol desde 1988.

Villar também se tornou presidente interino da UEFA (União das Federações Europeias de Futebol) após o francês Michel Platini ser suspenso do cargo. A Fifa (a entidade máxima do futebol) afirmou, na manhã desta terça-feira, estar à espera de mais dados para se pronunciar acerca da detenção de Villar, alegando “tratar-se de um assunto interno”.

“Uma vez que parece estar relacionado com assuntos internos da Federação Espanhola, esperamos ter mais informações a respeito do caso”, declarou um porta-voz da Fifa.

Villar

Villar nasceu em Bilbau, na Espanha, em 1950. Estava estudando química quando, aos 19 anos, o Athletic Bilbau o contratou como atleta profissional. Depois de um ano emprestado ao CD Galdakao e outro ao CD Getxo, o meio-campista estreou pelo Leones em 1971. Realizou centenas de jogos pelo clube do País Basco e tornou-se uma referência nos anos 1970. No Athletic, a quem pertenceu durante mais de uma década, conquistou uma Taça do Rei em 1972/73, tendo sido finalista da Taça UEFA em 1976/77.

Em março de 1974, durante uma partida contra o Barcelona em um empate por 0 a 0, ele deu uma cotovelada no jogador holandês Johann Cruyff. Villar recebeu uma punição de quatro jogos. Ele aposentou sete anos mais tarde, com mais de 350 jogos como jogador profissional.

Villar jogou 22 partidas pela Espanha, marcando três gols. Sua estréia foi em 17 de outubro de 1973, em jogo contra a seleção da Turquia, na cidade de Istambul o jogou ficou empatado em 0 a 0. Em 9 de dezembro de 1979, seu último jogo pela Espanha, Villar ajudou a seleção a se classificar no Campeonato Europeu de 1980. Ele marcou um gol na vitória por 3 a 1 conta a seleção do Chipre. Ele não participou, no entanto, de qualquer grande torneio internacional pela seleção do seu país.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Esporte

Uruguaio vence o 65° Campeonato Sul-Brasileiro de Golfe
Presidente da Federação Espanhola de Futebol é preso por corrupção
https://www.osul.com.br/presidente-da-federacao-espanhola-de-futebol-e-preso-por-corrupcao/ Presidente da Federação Espanhola de Futebol é preso por corrupção 2017-07-18
Deixe seu comentário
Pode te interessar