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Acontece Lucro líquido da TIM tem alta de 89% no primeiro trimestre

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(Crédito: divulgação)

A TIM divulga seus primeiros resultados de 2018 e segue a tendência dos últimos períodos, com indicadores positivos em todas as frentes do negócio. O destaque é o crescimento de 89,1% do lucro líquido (R$ 250 milhões) na comparação ano contra ano. A expansão da base de valor continua. No trimestre, há incremento de 20,5% dos clientes pós-pagos e 27,4% dos usuários TIM Live.

A receita líquida aumenta pelo quinto trimestre consecutivo, chegando a R$ 4,1 bilhões, alta de 4,8% em relação ao 1T17. As receitas de serviços móveis e fixos apresentam evolução significativa, de 6,0% e 14,7%, respectivamente. São alavancas desse resultado o aumento da receita média por usuário (ARPU) no serviço móvel, que chega a R$ 21,6, e o expressivo crescimento da receita líquida de TIM Live de 43,4%, alcançando um ARPU de R$ 70,8.

A margem EBITDA(1) segue em ritmo de expansão e atinge 35,5%, maior valor na história da TIM para um primeiro trimestre . Esse desempenho é alavancado pelos sólidos investimentos em rede da companhia que mantém sua liderança em cobertura 4G com 3.110 cidades, sendo 975 cidades contando com a frequência de 700 MHz.

Além da liderança em municípios cobertos, a empresa também trabalha para garantir a melhor cobertura LTE do país, impulsionada pelo refarming de 1.8GHz e pela utilização do 700 MHz. A TIM já disponibiliza a tecnologia VoLTE (voz sobre LTE) em 1.445 cidades, melhorando o alcance e a qualidade de seus serviços aos clientes.

“Os resultados do primeiro trimestre confirmam a estratégia assertiva da companhia, com uma trajetória consistente de crescimento e destaque para o aumento expressivo da nossa base de valor, representada pelos clientes pós-pago e residenciais. Seguimos trabalhando para ser a melhor operadora de telecomunicações do Brasil. O foco se manterá na qualidade e na experiência do usuário, na expansão da cobertura 4G e capacidade de nossa rede, nas ofertas diferenciadas e na digitalização do relacionamento com o cliente. Dessa forma, continuaremos a entregar,” CEO da TIM Brasil, Stefano de Angelis.

Foco na experiência do cliente

A TIM mantém resultados expressivos no segmento pós-pago em linha com sua estratégia de apostar na sua base de alto valor. No período, a operadora alcançou 18,5 milhões de clientes pós, 3,1 milhões a mais que o mesmo trimestre de 2017, e representando 31,9% do total de usuários.

O número de clientes que utilizam a tecnologia 4G manteve o ritmo acelerado de crescimento e chega a 29,5 milhões, alta de 50% em relação ao mesmo período do ano anterior. Os clientes TIM já são os que mais utilizam a rede de quarta geração, de acordo com os estudos realizados pelos institutos TUTELA Technologies, Ookla SpeedTest e OpenSignal.

O trabalho focado em Customer Experience é igualmente refletido na Pesquisa de Satisfação e Qualidade Percebida divulgada pela Anatel, que mostra a evolução da TIM em todos os indicadores. Além disso, os números do SpeedTest (medidos pela Ookla) também apontam melhorias em dados de qualidade de rede.

Rede 4G é a mais trafegada pelos clientes

A empresa chega a 3.110 cidades e 92% da população urbana do país com sua cobertura 4G, um aumento de aproximadamente 135% quando comparado com o 1T17. A TIM agora possui dois Estados, São Paulo e Rio de Janeiro, com a tecnologia 4G em 100% dos municípios. Como consequência dessa evolução, 65% do tráfego de dados já acontece na rede de quarta geração.

A utilização da frequência de 700 MHz no desenvolvimento da rede LTE continua a evoluir. A companhia encerrou os três primeiros meses do ano com ativação do 4G nessa faixa em 975 cidades sendo 20 capitais, com maior velocidade de download e upload, menor latência e maior penetração indoor.

No 1T18, a empresa dedicou 87% do Capex à rede e TI, com destaque para a expansão da fibra óptica (backbone, backhaul e FTTH), o refarming da frequência e a agregação de portadoras em duas ou três frequências.

Evolução do segmento residencial

Os serviços residenciais seguem em expansão consistente. No primeiro trimestre, a base de clientes de ultra banda larga fixa alcança 411 mil, crescimento de 27,4% em relação ao ano anterior, enquanto a receita média por usuário avança 12,5% para R$ 70,8. O serviço TIM Live Fibra – com velocidades a partir de 40 Mbps – é referência em qualidade no país e se mantém na liderança do ranking de provedores brasileiros da Netflix no trimestre.

Já o serviço TIM Live Internet – que utiliza a tecnologia WTTx para ofertar banda larga residencial através da rede móvel – teve sua área de atuação ampliada em 51 cidades, alcançando 67 municípios em março. As ofertas contam com velocidade de 2 Mbps até 4 Mbps com franquias de 50 GB e 80 GB, respectivamente.

A TIM espera resultados ainda mais expressivos após seu reposicionamento no segmento e lançamento do novo portfólio de TIM Live Fibra em abril. Os planos estão ainda mais completos com o lançamento oficial da tecnologia FTTH (Fiber to the Home) – entregando velocidades de até 2 Gbps para download – e parcerias inéditas de entretenimento, além de telefonia fixa, aplicativos de segurança e novos serviços de valor adicionado.

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https://www.osul.com.br/lucro-liquido-da-tim-tem-alta-de-89-no-primeiro-trimestre/ Lucro líquido da TIM tem alta de 89% no primeiro trimestre 2018-05-10
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