Sábado, 03 de outubro de 2026
Por Redação O Sul | 24 de julho de 2015
O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva autorizou amigos em comum a procurar seu antecessor, o tucano Fernando Henrique Cardoso, e propor uma conversa entre os dois sobre a crise política. O objetivo imediato do movimento é conter as pressões pelo impeachment da presidenta Dilma Rousseff.
Há cerca de duas semanas, amigos de Lula discutiram separadamente com ele e FHC a possibilidade de um encontro dos dois. Os contatos ocorreram às vésperas de o tucano viajar de férias para a Europa. O petista disse a aliados que a conversa poderia ser por telefone e antes de FHC viajar. O tucano preferiu deixar a definição de um eventual encontro para ser discutida depois que ele voltar ao Brasil, em agosto.
A intenção de Lula é buscar um conciliador na oposição para tentar dissipar, pelo menos dentro do PSDB, as forças que trabalham pelo impeachment da presidenta. A crise que envolve Dilma aprofundou-se nas últimas semanas, com o avanço das investigações sobre corrupção na Petrobras, a crise econômica e a rebeldia dos aliados do PT no Congresso.
Por meio de nota, porém, a assessoria de imprensa do Instituto Lula afirmou que o petista não tem interesse em conversar com FHC nem soube de nenhum interesse da parte do antecessor. Por e-mail, o tucano disse: “O presidente Lula tem meus telefones e não precisa de intermediários. Se desejar discutir objetivamente temas como a reforma política, sabe que estou disposto a contribuir democraticamente. Basta haver uma agenda clara e de conhecimento público”.
As informações sobre a movimentação do petista foram confirmadas por integrantes do seu instituto e políticos. Para a assessoria de Lula, “relatos anônimos” servem apenas para alimentar “especulação”. (Folhapress)
Os comentários estão desativados.