Quarta-feira, 21 de maio de 2025

Porto Alegre
Porto Alegre, BR
18°
Mostly Cloudy

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Semana Farroupilha Lendas gauchescas: Trezentas Onças

Compartilhe esta notícia:

trezentas onças
(Foto: Divulgação)

Blau Nunes, gaúcho forte e nômade, fala a um amigo sobre uma viagem que ele fez quando era tropeiro. Ele levava consigo uma guaiaca com trezentas onças – moedas de ouro – para pagar o gado que iria comprar para seu patrão. Vendo no meio do caminho uma reboleira de mato resolve dormir um pouco.

Acorda e segue viagem em direção a Estância onde devia pousar. Chegando lá, se deu conta que não estava mais com a guaiaca e havia perdido o dinheiro. Lembrou durante a sesteada ter deixado suas coisas em cima de uma pedra e decidiu buscar.

No caminho, passou por uma comitiva de tropeiros. Chegando na pedra, não encontrou a guaiaca. Retorna à Estância e decide a admitir que perdera o dinheiro. Chegando lá, encontrou a comitiva que havia cruzado o seu caminho. Sobre a mesa estava a guaiaca cheia com as trezentas onças. Essa obra é do escritor pelotense João Simões Lopes Neto, escrita há mais de cem anos.

As lendas gauchescas estão sendo divulgadas pela Rádio Liberdade, que também se faz presente no piquete Rede Pampa Schin/Rádio Liberdade, acompanhando tudo o que acontece nesta Semana Farroupilha, no Parque da Harmonia.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Semana Farroupilha

Reestruturada, Rádio Liberdade se aproxima ainda mais do povo gaúcho
Culinária gaúcha: destaque para a Ambrosia
https://www.osul.com.br/lendas-gauchescas-trezentas-oncas/ Lendas gauchescas: Trezentas Onças 2018-09-18
Deixe seu comentário
Pode te interessar