Quinta-feira, 20 de novembro de 2025

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Notícias Governo estadual finaliza minuta de projeto para uso de imóveis na compensação de dívidas com municípios

Compartilhe esta notícia:

Leite, de costas, à direita, reuniu secretários e da diretoria da Famurs. (Foto: Itamar Aguiar/Palácio Piratini)

O Estado concluiu mais uma etapa para a quitação do passivo na área da saúde. Em reunião com a diretoria da Famurs (Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul), na tarde desta terça-feira (29), o governador Eduardo Leite fechou acordo em torno do projeto de lei para usar imóveis com a finalidade de compensar dívidas com municípios – que somam R$ 478 milhões em débitos não empenhados.

A minuta do projeto passará, agora, pela análise final da Casa Civil e, na próxima semana, será apresentada pelo governador a deputados e prefeitos antes de ser encaminhada à Assembleia Legislativa.

“A saúde é uma das nossas prioridades e, por isso, resolver o passivo com municípios e hospitais vem sendo parte de uma verdadeira força-tarefa. Além disso, reforço nosso compromisso em não atrasar mais nenhum repasse. Queremos os municípios com força para atender aos gaúchos”, afirmou Leite.

Fruto do protocolo de intenções assinado pelo governador com a Famurs em julho, o projeto propõe alterações em duas leis existentes – a de nº 13.778, de 2011, que dispõe sobre a quitação de dívidas utilizando de imóveis, e a Lei 14.954, de 2016, sobre a gestão dos imóveis públicos do RS –, propondo a criação de um programa de dação em pagamento de bens imóveis do Estado para quitação de débitos com municípios.

Cerca de 60 municípios já estão interessados

A minuta foi elaborada pelo grupo de trabalho criado especialmente para discutir uma solução para o passivo, formado por técnicos das secretarias da Fazenda, de Planejamento, da Saúde e de Articulação e Apoio aos Municípios, da Casa Civil e da Procuradoria-Geral do Estado e, também, da Famurs.

tags: Saúde

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Notícias

“Jamais afirmei que Bolsonaro me disse para atacar quem quer que seja. Não sou ventríloquo de ninguém”, disse o deputado Marco Feliciano
Aprovado projeto que susta portaria que restringe mamografia a mulheres abaixo de 50 anos
https://www.osul.com.br/governo-estadual-finaliza-minuta-de-projeto-para-uso-de-imoveis-na-compensacao-de-dividas-com-municipios/ Governo estadual finaliza minuta de projeto para uso de imóveis na compensação de dívidas com municípios 2019-10-29
Deixe seu comentário
Pode te interessar