Domingo, 26 de outubro de 2025

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Geral O Banco Mundial confirmou o recebimento da indicação e diz que o mandato de Abraham Weintraub termina em outubro

Compartilhe esta notícia:

Portaria foi o último ato do ex-ministro Abraham Weintraub, que viajou para os EUA. (Foto: Antonio Cruz/ABr)

O Banco Mundial informou por meio de um comunicado que recebeu do governo brasileiro a indicação de Abraham Weintraub, ex-ministro da Educação, para ocupar um cargo de diretor da instituição. O banco afirmou também que o nome de Weintraub ainda terá de ser aprovado por um grupo de países e que o seu eventual mandato terminará em outubro, quando uma nova indicação deverá ser feita.

O Banco Mundial recebeu uma comunicação oficial das autoridades brasileiras que indica o Sr. Abraham Weintraub para Diretor Executivo representando o Brasil e demais países do seu grupo (constituency) no Conselho de Diretores Executivos do Grupo Banco Mundial. Se eleito pelo seu constituency, ele cumprirá o restante do atual mandato que termina em 31 de outubro de 2020, quando será necessária uma nova nomeação e nova eleição. Diretores Executivos não são funcionários do Banco Mundial, mas representantes dos nossos 189 acionistas”, diz a nota do banco.

Em vídeo publicado nas redes sociais na quinta-feira (18), Weintraub anunciou sua saída do cargo de ministro da Educação, que ocupava desde abril de 2019. Na gravação, ele aparece ao lado do presidente Jair Bolsonaro.

Os rumores da saída do ministro se intensificaram ao longo desta semana, especialmente após a participação dele em manifestações de apoiadores do governo no domingo. Weintraub é investigado em inquérito sobre fake news, que tramita no Supremo Tribunal Federal (STF), e também responde uma apuração na Corte por racismo por ter publicado um comentário depreciativo sobre a China.

“Sim, dessa vez é verdade. Eu tô saindo do MEC [Ministério da Educação], vou começar a transição agora e, nos próximos dias, passo o bastão para o ministro que vai ficar no meu lugar, interino ou definitivo”, afirmou Weintraub.

Também na quinta-feira o Ministério da Economia informou ter oficializado a indicação de Weintraub para o cargo de diretor executivo do grupo de países, conhecido como constituency, que o Brasil lidera no Banco Mundial. A instituição financeira internacional efetua empréstimos a países em desenvolvimento e tem participação em fóruns e organismos internacionais.

De acordo com a pasta, Weintraub, que é economista e professor da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), possui qualificações para o cargo, além de ter sido um dos responsáveis pela elaboração do Plano de Governo de campanha de Bolsonaro em 2018.

Com mais de 20 anos de atuação como executivo no mercado financeiro, Weintraub foi economista-chefe e diretor do Banco Votorantim, além de CEO da Votorantim Corretora no Brasil e da Votorantim Securities nos Estados Unidos e na Inglaterra”, informou a assessoria do ministro Paulo Guedes. Segundo a nota, Weintraub também foi sócio da gestora de fundos Quest Investimentos, integrou o Comitê de Trading da BM&FBovespa, o Comitê de Macroeconomia da Associação Nacional das Instituições do Mercado Financeiro (Andima) e foi conselheiro da Associação Nacional das Corretoras e Distribuidoras de Títulos e Valores Mobiliários, Câmbio e Mercadorias (Ancord).

A cadeira representada pelo Brasil na Diretoria Executiva do Branco Mundial é integrada por Colômbia, Equador, Trinidad e Tobago, Filipinas, Suriname, Haiti, República Dominicana e Panamá. Esses países precisam validar a indicação brasileira para que ela possa ser efetivada. A sede do Banco Mundial fica em Washington, capital dos Estados Unidos. As informações são do Banco Mundial e da Agência Brasil.

 

 

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Geral

Prisão de Queiroz e sítio de Lula colocam Atibaia na rota dos escândalos políticos do País
Donald Trump entra em rota de colisão com a Suprema Corte dos Estados Unidos
https://www.osul.com.br/banco-mundial-confirma-recebimento-de-indicacao-e-diz-que-mandato-de-abraham-weintraub-termina-em-outubro/ O Banco Mundial confirmou o recebimento da indicação e diz que o mandato de Abraham Weintraub termina em outubro 2020-06-19
Deixe seu comentário
Pode te interessar