Quinta-feira, 28 de março de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Tecnologia A Anatel deu sinal verde para a venda dos novos iPhones no Brasil

Compartilhe esta notícia:

iPphone X, novo celular da Apple. (Foto: Divulgação)

A Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) homologou na sexta-feira (22) os iPhones X, 8 e 8 Plus. Os aparelhos foram lançados pela Apple na semana passada. A homologação é o sinal verde para que os modelos sejam comercializados no Brasil.

Os certificados foram emitidos na quinta-feira (21), de acordo com o banco de dados da Anatel. Foram liberados para venda os modelos A1901, A1905 e A1897, nomes técnicos dos três aparelhos. Procurada, a Apple confirmou que os aparelhos chegarão no Brasil até o fim do ano, mas não especificou uma data.

Nos EUA, os iPhones 8 e 8 Plus começaram a ser vendidos na sexta-feira. O iPhone X entra em pré-venda no dia 27 de outubro e começa a aparecer nas prateleiras a partir de 3 de novembro.

O iPhone X é considerado o principal lançamento da Apple neste ano, que marca o aniversário de dez anos do aparelho. A empresa aposta em tecnologias como desbloqueio por reconhecimento facial e um novo design para competir no segmento de smartphones super premium: o modelo será vendido por US$ 999 nos EUA, mesmo preço do rival Samsung Galaxy Note 8.

Ainda não há informações sobre o preço de nenhum dos três aparelhos no Brasil. Em sites de vendas pela internet, já é possível encontrar anúncios dos modelos 8 e 8 Plus. Em um deles, o vendedor – um usuário independente, não vinculado à Apple – oferecia o produto por R$ 3.499, importado diretamente dos EUA.

Apple Watch

Além dos novos iPhones, a Apple também trará para o Brasil as novas versões do Apple Watch e Apple TV no mesmo período. Dentre os produtos anunciados na conferência, no Teatro Steve Jobs, na Califórnia, apenas o relógio com serviço celular, capaz de fazer ligações telefônicas sem estar conectado ao smartphone, não chegará ao Brasil.

Bateria

Durante a apresentação dos novos iPhones, a Apple falou bastante sobre bateria, anunciando a possibilidade de recarregamento sem fios como uma das principais novidades da linha. Intencionalmente, ela deixou de fora a informação de que os novos modelos também terão sistemas de recarga rápida. O motivo? Esse recurso não estará disponível no pacote padrão, que chega às lojas em algumas semanas.

De acordo com a fabricante, será possível chegar a metade da carga do iPhone 8 ou X com 30 minutos ligado à tomada. O detalhe é que isso somente vai acontecer por meio do padrão USB-C, uma vez que a Apple decidiu adotar o protocolo Power Delivery, uma das novidades trazidas pelo novo padrão USB e que não virá na caixa dos modelos que ainda chegarão ao mercado.

Além de um cabo específico, que suporte essa tecnologia, será preciso utilizar uma fonte que tenha uma capacidade superior a 29W. O acessório embarcado junto com os novos iPhones é o tradicional e já conhecido da marca, entregando apenas 5W. Ou seja, para utilizar a recarga rápida, será preciso adquirir fios e conectores dedicados.

A boa notícia é que, pelo menos aqui, a Maçã não escolheu equipamentos exclusivos, garantindo que qualquer produto que tenha tais capacidades funcionará com o iPhone. Boa notícia, por exemplo, para os donos dos modelos mais recentes do MacBook e do iPad Pro, cujas fontes já estão de acordo com o protocolo, bastando apenas a aquisição de um cabo que faça a conversão de USB-C para Lightning.

tags: Brasil

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Tecnologia

A Apple ainda não teria começado a fabricar o iPhone X
Os riscos de manter o celular e outros dispositivos eletrônicos conectados ao Bluetooth
https://www.osul.com.br/a-anatel-deu-sinal-verde-para-a-venda-dos-novos-iphones-no-brasil/ A Anatel deu sinal verde para a venda dos novos iPhones no Brasil 2017-09-23
Deixe seu comentário
Pode te interessar