Sexta-feira, 29 de março de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Saúde A Ayurveda ganha adeptas durante a quarentena com pequenas mudanças de hábito que vieram para ficar

Compartilhe esta notícia:

O segredo da Ayurveda está na cozinha. (Foto: Reprodução)

É fato que, para a maioria de nós, em maior ou menor grau, o isolamento social comprometeu a nossa saúde mental. Ansiedade, estresse e falta de energia são alguns dos efeitos agravados pelo período de quarentena, mas igualmente responsáveis pela disseminação de pequenos hábitos da ayurveda.

De repente, a escovação corporal a seco e a prática de raspar a língua, técnicas de limpeza desta medicina milenar indiana, passaram a ser essenciais para começar o dia com disposição – você já deve ter sido impactado por imagens do tipo em suas redes sociais. “Em casa, as pessoas começaram a procurar meios para fortalecer o sistema imunológico, controlar a ansiedade, o medo. Nessa busca, elas encontraram a ayurveda e gostaram”, diz Nisha Manikantan, médica cofundadora do Sri Sri College of Ayurvedic Science and Research, hospital de ayurveda na Índia que promove a expansão da atividade no mundo.

O mesmo caminho foi tomado por quem buscava rituais de clean beauty, que consiste em enxergar a beleza como uma via de mão dupla, de dentro para fora e de fora para dentro, e descobriu que a máxima da ayurveda é não passar na pele aquilo que não se leva à boca. “Os principais ativos não estão em embalagens sofisticadas, mas na cozinha. Óleo de coco, iogurte, cúrcuma, mel, banana, papaia e farinha de aveia são alguns exemplos”, explica a médica.

Entre as novas adeptas do tratamento com Nisha está a atriz Claudia Raia, que começou com pequenas substituições no dia a dia, como o café que deu espaço para o chá com cúrcuma, gengibre, manjericão e pimenta-preta, além do uso de produtos naturais.

Agora a pasta de dente é à base de canela, e a máscara facial, de cúrcuma. “Primeiro veio a meditação, depois a ioga e, por último, a ayurveda. Sou iniciante, mas já aprendi, por exemplo, que o jejum intermitente não é bom para mim. Meu detox é feito com arroz basmati e lentilha”, conta Claudia. Todas as descobertas vêm a partir da revelação do dosha (vata, pitta ou kapha), perfil biológico segundo a medicina. “Cada um deles traz características físicas, mentais e emocionais específicas, incluindo o tipo de pele”, diz Marcella Haddad, terapeuta e assistente de Nisha.

Todo o sistema de cura da ayurveda é baseado nesses três perfis. Na consulta, o especialista define o dosha predominante da pessoa e também detecta em que medida os outros estão presentes. “Quem procura a terapia está, na maioria das vezes, preocupado com a saúde.

A beleza é consequência. Neste momento que todo mundo foi obrigado a parar, os rituais de autocuidado ganharam a cena”, diz Renata de Abreu, terapeuta responsável pelo Spa Home, em Miami, nos Estados Unidos. A especialista em legislação educacional Maria Paula Puglisi Yoshihara confirma. “Já conhecia a ayurveda, mas o isolamento social contribuiu para eu me aprofundar em algumas práticas para lidar com questões de saúde, como rinite, sinusite e enxaqueca”, diz. Ela introduziu a oleação à rotina, processo de passar óleo no corpo antes do banho para equilibrar o dosha. “A pele saiu ganhando, está mais firme”, conta.

Com vários hábitos incorporados desde 2015, Marcela Rodrigues, especialista em beleza natural e responsável pela plataforma de conteúdo A Naturalíssima, destaca que a medicina indiana também está alinhada aos conceitos de consumo consciente e um estilo de vida slow. “Minha conexão foi imediata. De todas as práticas que adotei, ressalto o poder do bochecho com óleo de gergelim para eliminar as toxinas depositadas na língua durante o sono”, conta.

Parte da filosofia ayurvédica, a simplicidade também é fator importante no processo de mudança e na percepção dos benefícios, exatamente o que a economista Mafê Pinto ressalta. “Vejo como uma ferramenta de equilíbrio acessível. Fiz algumas mudanças na alimentação, que ficou mais natural, e acrescentei especiarias e chás. Minha saúde melhorou”, conclui.

Skincare da Ayurveda

A médica Nisha Manikantan ensina o passo a passo:

1 – Limpe o rosto com leite de coco caseiro. A fruta tem propriedades anti-inflamatórias, antimicrobianas e estimula a absorção de nutrientes.

2 – Tonifique com uma mistura de aloe vera e mel. Deixe agir na pele por alguns minutos e retire com água. A aloe vera tem efeito tensor, e o mel tem propriedades antimicrobianas, anti-inflamatórias e antissinais.

3 – Nutre e hidrate com óleo virgem de coco. Faça uma massagem e, se necessário, retire o excesso com uma toalhinha úmida.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Saúde

Pesquisa investiga transmissão de Covid-19 entre homens e animais
ONG “Amigas do Peito” realiza gratuitamente tatuagem cosmética para mulheres que fizeram mastectomia pelo SUS
https://www.osul.com.br/a-ayurveda-ganha-adeptas-durante-a-quarentena-com-pequenas-mudancas-de-habito-que-vieram-para-ficar/ A Ayurveda ganha adeptas durante a quarentena com pequenas mudanças de hábito que vieram para ficar 2020-10-24
Deixe seu comentário
Pode te interessar