Segunda-feira, 29 de abril de 2024

Porto Alegre
Porto Alegre, BR
19°
Partly Cloudy

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Mundo A Bélgica anuncia lockdown para conter a segunda onda de coronavírus no país

Compartilhe esta notícia:

Há a perspectiva de uma nova onda de contágios antes do final do ano. (Foto: Getty Images)

O governo da Bélgica anunciou nesta sexta-feira (30) um lockdown para conter a segunda onda da pandemia de coronavírus no país, segundo a agência RTBF. A medida passa a valer nesta segunda (2) e se estenderá até o dia 13.

O lockdown foi anunciado pelo porta-voz do Ministério da Saúde belga, Yves Van Laethems. Ele voltou a afirmar que os hospitais no país estão à beira de um colapso.

Durante o confinamento, vão ser proibidos quaisquer eventos que tenham refeições compartilhadas. Os funerais poderão ocorrer, porém somente com 15 pessoas.

Desde o último sábado (24), todas as instalações esportivas e culturais na região de Bruxelas estão fechadas. Um toque de recolher da meia-noite às 5h vigora desde segunda (26).

Além da Bélgica, a França também passa por um novo lockdown, que começou a valer nesta sexta e vai até 1º de dezembro.

Assim como na primeira onda, a retomada do confinamento inclui o fechamento de bares, restaurantes e comércios e a volta da exigência de apresentação de justificativa por parte das pessoas que circulam nas ruas. As escolas até o ensino médio permanecem abertas, mas deverão seguir protocolos que ainda não foram divulgados.

Na Alemanha, bares, restaurantes e outros estabelecimentos serão fechados a partir desta segunda. Comércios e escolas abrirão, mas as autoridades reforçaram as recomendações para que as pessoas permaneçam em casa. Além disso, os encontros sociais ficam limitados a até dez pessoas de famílias diferentes.

Um confinamento parcial também foi adotado na Catalunha, região da Espanha.

Falta de UTI

O porta-voz Ministério da Saúde belga, Yves Van Laethems, informou no meio da semana que hospitais da Bélgica podem ficar sem leitos de UTI (Unidade de Tratamento Intensivo) em duas semanas se o número de internações continuar a aumentar no ritmo atual.

Em meio ao avanço da segunda onda de infecções do novo coronavírus na Europa, o país vê o número de pacientes em unidades de terapia intensiva dobrar a cada oito dias.

“Até o final da semana, devemos ultrapassar a marca de mil pacientes em terapia intensiva”, afirmou Van Laethem. “Se a curva não mudar com o nosso comportamento, devemos atingir 2 mil pacientes em terapia intensiva em duas semanas, nossa capacidade máxima.”

A Bélgica, que tem apenas 11 milhões de habitantes, tem a segunda maior taxa de infecção da Europa, atrás somente da República Tcheca, onde os novos casos de covid dobram a cada 13 dias.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Mundo

A Itália registrou recorde com mais de 31 mil novos casos de coronavírus em 24 horas
A poucos dias da eleição presidencial americana, no Texas, o número de votantes já ultrapassou o número total de 2016
https://www.osul.com.br/a-belgica-anuncia-lockdown-para-conter-a-segunda-onda-de-coronavirus-no-pais/ A Bélgica anuncia lockdown para conter a segunda onda de coronavírus no país 2020-10-30
Deixe seu comentário
Pode te interessar