Quinta-feira, 28 de março de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Mundo A poucos dias da eleição presidencial americana, no Texas, o número de votantes já ultrapassou o número total de 2016

Compartilhe esta notícia:

A decisão foi tomada após a descoberta de que apenas 191 votos foram afetados pelo problema. (Foto: Getty Images)

Mais de 9 milhões de americanos já votaram antecipadamente no Texas, o segundo maior Colégio Eleitoral dos Estados Unidos, mostram números do Projeto Eleições, da Universidade da Flórida. Desses, 8.062.615 votaram presencialmente e 947.235, pelo correio.

A poucos dias da eleição presidencial entre o republicano Donald Trump e o democrata Joe Biden, o número de votos antecipados no Estado já supera o total da eleição de 2016 (100,4%).

O Texas tem o segundo maior colégio eleitoral do país (38 delegados) e foi o segundo Estado a passar dos 100%. O Havaí já tem 4,5% mais votos do que na última disputa presidencial, mas é muito menor e tem apenas quatro delegados no colégio eleitoral.

A votação antecipada tem batido recordes e sido expressiva em vários outros estados, como Montana (91,2%), Washington (88%), Novo México (87,9%), Geórgia (86,9%), Carolina do Norte (85,6%), Tennessee (82,9%), Oregon (82,4%), Nevada (82,2%), Flórida (81,6%) e Arizona (80,4%).

Cinco desses estados são decisivos, considerados “campos de batalha” na corrida à Casa Branca: Flórida, Carolina do Norte, Geórgia, Nevada e o Texas. Os democratas têm votado em maior quantidade nesses Estados, mas os republicanos têm reduzido essa distância nos últimos dias.

No país inteiro, mais de 84,6 milhões já votaram presencialmente ou pelo correio. O número equivale a 61,4% da quantidade total de votos da última eleição presidencial americana.

Estado republicano?

O Texas não vota em um democrata para presidente desde 1976, e pesquisas apontam que Trump está numericamente à frente de Biden no Estado, dentro da margem de erro (50,6% contra 48,5%). Segundo o site FiveThirtyEight, o republicano tem 66% de chance de ganhar no Estado.

O condado de Harris, que inclui a cidade de Houston e é o maior do Estado, se tornou um reduto democrata nos últimos anos. O condado abriu oito locais de votação por 24 horas na última quinta-feira (29), ajudando a aumentar o número de comparecimento antecipado.

Em 2016, Trump venceu a candidata Hillary Clinton por uma margem de 9 pontos percentuais no Texas. Na ocasião, 8.969.226 eleitores foram às urnas.

Kamala Harris, candidata a vice-presidente da chapa de Biden e senadora pela Califórnia, teve agenda nesta sexta-feira (30) no Estado.

Segundo a agência de notícias Reuters, o bilionário Michael Bloomberg planeja gastar US$ 15 milhões no Estado e em Ohio, em uma tentativa de última hora para virar os dois Estados com tendência republicana.

Colégio eleitoral

Na eleição presidencial americana, não necessariamente o candidato que recebe mais votos é quem vence a eleição (isso já ocorreu em pelo menos cinco ocasiões na história, inclusive na vitória de Trump em 2016).

No Colégio Eleitoral, cada Estado tem um número de delegados e a votação estadual funciona no sistema “o vencedor leva tudo”: o candidato que ganha, independentemente da vantagem, leva os votos de todos os delegados do Estado.

São 538 delegados, divididos pelos 50 Estados e o distrito de Columbia (onde fica a capital, Washington).

O pequeno Vermont, por exemplo, tem apenas três delegados, enquanto a Califórnia, o Estado mais populoso, tem 55. O Texas é o segundo maior (38), seguido de Flórida e Nova York (com 29 delegados cada um) e Illinois e Pensilvânia (20).

Assim, o candidato precisa de uma estratégia para vencer de Estado em Estado até chegar ao mínimo de 270 dos 538 votos do Colégio Eleitoral e eleger-se presidente. Foi o que aconteceu há quatro anos: Trump teve menos votos do que Hillary, mas conquistou 276 delegados e venceu a eleição.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Mundo

A Bélgica anuncia lockdown para conter a segunda onda de coronavírus no país
Em novo recorde, Estados Unidos registram quase 100 mil novos casos diários de coronavírus
https://www.osul.com.br/a-poucos-dias-da-eleicao-presidencial-americana-o-texas-ja-tem-mais-votos-do-que-o-total-de-2016-no-estado/ A poucos dias da eleição presidencial americana, no Texas, o número de votantes já ultrapassou o número total de 2016 2020-10-30
Deixe seu comentário
Pode te interessar