Sexta-feira, 26 de abril de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Mundo A China vacinou o ditador da Coreia do Norte e sua família contra o coronavírus, diz especialista americano

Compartilhe esta notícia:

Kim Jong-un teria sido imunizado nas últimas duas ou três semanas. (Foto: Reprodução)

A China deu ao líder norte-coreano Kim Jong-un e à sua família uma vacina experimental contra a covid-19, segundo afirmou nesta terça-feira (1º) um analista dos Estados Unidos, citando duas fontes de inteligência japonesas que não foram identificadas.

Harry Kazianis, especialista em Coreia do Norte do Center for the National Interest, um centro de estudos em Washington, disse que, além de Kim e sua família, vários funcionários importantes do governo norte-coreano teriam sido imunizados — uma informação vista com ceticismo por alguns especialistas.

“Kim Jong-un e vários outros oficiais do alto escalão dentro da família Kim e da rede de liderança foram vacinados contra o coronavírus entre as últimas duas e três semanas graças a uma vacina candidata fornecida pelo governo chinês”, escreveu Kazianis em um artigo para o site 19FortyFive.

Citando o cientista americano Peter J. Hotez, ele disse que pelo menos três empresas chinesas estavam desenvolvendo uma vacina contra a covid-19: a Sinovac Biotech Ltd, a CanSinoBio e a China National Pharmaceutical Group (Sinopharm).

A Sinopharm diz que a sua vacina foi usada por quase um milhão de pessoas no país, embora nenhuma das empresas tenha divulgado os resultados do ensaio clínico da Fase 3 de suas vacinas experimentais contra a covid-19, que está sendo feito fora da China.

Ceticismo

Hua Chunying, porta-voz do Ministério das Relações Exteriores chinês, não confirmou, mas também não negou o uso da vacina pelo líder norte-coreano e sua família. Em uma entrevista, disse apenas que não tinha ouvido falar dela.

Alguns especialistas foram céticos quanto ao uso de uma vacina experimental por Kim.

“Mesmo se uma vacina chinesa já tivesse sido aprovada, nenhum medicamento é perfeito e ele não correria esse risco, já que tem vários abrigos que podem garantir seu isolamento quase completo”, disse Choi Jung-hun, especialista em doenças infecciosas que desertou da Coreia do Norte para o Sul em 2012.

Mark Barry, analista do Leste Asiático e editor associado do International Journal on World Peace, disse que Kim iria preferir vacinas europeias que tiveram sua eficácia comprovada a uma fornecida por Pequim.

“O risco é muito grande. Mas ele está feliz em receber equipamento de proteção individual da China”, disse Barry no Twitter.

O governo da Coreia do Norte disse não ter registrado nenhuma infecção pelo novo coronavírus, mas o Serviço Nacional de Inteligência da Coreia do Sul (NIS, na sigla em inglês) disse que um surto não pode ser descartado, porque o país teve trocas comerciais e interpessoais com a China — onde o vírus foi originalmente detectado — antes de fechar a fronteira no final de janeiro.

No mês passado, a Microsoft afirmou que dois grupos de hackers norte-coreanos haviam tentado invadir a rede de desenvolvedores de vacinas em vários países, sem especificar as empresas que foram alvo. Fontes disseram à Reuters que a farmacêutica britânica AstraZeneca estava entre eles.

Já na semana passada o NIS disse que impedira as tentativas da Coreia do Norte de invadir o sistema dos fabricantes sul-coreanos de vacinas contra o coronavírus.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Mundo

A vacina ideal contra o coronavírus tem dose única e armazenamento de 2 a 8 graus, diz o Ministério da Saúde
Secretário de Justiça de Donald Trump afirma não haver indício de fraude nas eleições
https://www.osul.com.br/a-china-vacinou-o-ditador-da-coreia-do-norte-e-sua-familia-contra-o-coronavirus-diz-especialista-americano/ A China vacinou o ditador da Coreia do Norte e sua família contra o coronavírus, diz especialista americano 2020-12-01
Deixe seu comentário
Pode te interessar