Quinta-feira, 25 de abril de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Mundo A Colômbia detecta variantes brasileira e britânica do coronavírus

Compartilhe esta notícia:

A medida vale para todos os países, inclusive o Brasil. (Foto: Reprodução)

Autoridades colombianas identificaram recentemente pacientes infectados com as variantes britânica e brasileira do coronavírus, que são mais contagiosas segundo especialistas, informou o secretário de Saúde de Bogotá, Alejandro Gómez.

“Encontramos seis amostras que são da variante britânica e cinco que correspondem à variante brasileira”, disse Gomez. O presidente Iván Duque já havia anunciado a detecção da variante britânica.

Segundo o governo, os casos da cepa britânica do vírus foram descobertos no departamento de Caldas, no noroeste do país.

As duas variantes surgiram no final do ano passado no sul da Inglaterra e na Amazônia brasileira, respectivamente. Estudos indicam que elas são mais contagiosas do que a variante original, embora não tenham se mostrado mais perigosas em termos de morte ou hospitalização para tratamento intensivo.

No final de janeiro, o governo suspendeu os voos comerciais com o Brasil e com a cidade de Letícia, no sul, que faz fronteira com o Brasil, para impedir a entrada da cepa que surgiu no país.

Nas últimas semanas, a Colômbia viveu um aumento nas infecções e mortes pela covid-19. O governo impôs e depois intensificou uma série de restrições para conter a terceira onda da pandemia, que deixou o sistema de saúde à beira do colapso. Cerca de 12 milhões de colombianos estão em confinamento estrito neste fim de semana.

O país acumula 2.619.422 infecções por Covid-19 (5.239 a cada 100.000 habitantes) e 67.564 óbitos (135 a cada 100.000 habitantes).

Cerca de 3,6 milhões de pessoas receberam na Colômbia pelo menos uma dose da vacina contra o coronavírus.

França e Brasil

O governo francês vai determinar uma quarentena obrigatória de 10 dias para viajantes que chegarem do Brasil, Argentina, Chile e África do Sul, para tentar barrar a propagação de variantes do coronavírus. O anúncio foi feito na noite de sábado (17) pelo gabinete do primeiro-ministro francês, Jean Castex.

O governo francês ainda não explicou como funcionará a quarentena obrigatória. No entanto, indicou que a medida será aplicada progressivamente nos próximos dias até entrar completamente em vigor em 24 de abril. A restrição também será imposta a quem chegar à França vindo da Guiana Francesa, que faz fronteira com o Brasil.

“Um sistema de verificação será colocado em prática, antes do embarque e na chegada, para um local de quarentena adaptado às exigências sanitárias. Controles do cumprimento da quarentena serão efetuados pela polícia, acompanhados do reforço de multas no caso do desrespeito do isolamento”, divulgou em nota o gabinete do primeiro-ministro francês.

Na última terça-feira (13), as autoridades já haviam anunciado a suspensão das conexões aéreas com o Brasil até este domingo (18). A medida foi prorrogada até 23 de abril. Os voos com a Argentina, Chile e África do Sul serão mantidos, porque nesses países a presença de variantes “não atinge os níveis observados no Brasil”, reitera o comunicado.

 

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Mundo

Os Estados Unidos e a China estão comprometidos a cooperar diante da crise climática
Após suspender voos, a França aperta as restrições a viajantes brasileiros
https://www.osul.com.br/a-colombia-detecta-variantes-britanica-e-brasileira-do-coronavirus/ A Colômbia detecta variantes brasileira e britânica do coronavírus 2021-04-18
Deixe seu comentário
Pode te interessar