Quinta-feira, 28 de março de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Brasil A Fiocruz desenvolve um teste rápido capaz de detectar variantes do coronavírus

Compartilhe esta notícia:

O País acrescentou às estatísticas 34.387 novos diagnósticos em 24 horas. (Foto: EBC)

A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) desenvolveu um teste RT-PCR capaz de detectar rapidamente novas variantes do coronavírus. Segundo a Fiocruz, a nova ferramenta permite a triagem das linhagens de maior importância em circulação no Brasil.

Ela foi desenvolvida por pesquisadores do Instituto Leônidas & Maria Deane, da Fiocruz Amazônia. Em entrevista à GloboNews, o pesquisador e vice-diretor de Pesquisa e Inovação da Fiocruz Amazônia, Felipe Naveca, explicou que a validação do teste foi realizada durante o carnaval, primeiro com amostras que já haviam sido sequenciadas.

Atualmente 500 amostras já foram testadas, e em torno de 70% delas apresentaram resultado positivo para a variante brasileira P.1.

“É possível fazer centenas de amostras diariamente, porque o protocolo de PCR em tempo real é muito mais fácil e direto do que o sequenciamento (genético), então a gente consegue fazer hoje com a nossa capacidade centenas de amostras por dia”, explicou Naveca.

Segundo a Fiocruz, estão sendo realizadas tratativas e em breve o ensaio estará disponível em vários laboratórios. O Laboratório Central de Saúde Pública do Amazonas (Lacen-AM) será o primeiro a utilizá-lo, seguido de Rondônia, Roraima, Mato Grosso do Sul, Ceará, Rio de Janeiro e outros interessados.

Naveca explica que o Instituto não tem condições de atender a todos no primeiro momento, pois a quantidade de insumos não é suficiente para ser enviada ao Brasil inteiro.

“Mas com essa validação em maior escala, poderemos ter isso em maior quantidade. A Fiocruz já tem uma decisão de incluir esse ensaio no diagnóstico, então, além do diagnóstico dizendo se é Sars-CoV-2 ou não, também será incluída a diferenciação para avaliar se é uma das três variantes de importância”, afirma o pesquisador.

Na entrevista à GloboNews, Naveca destacou que essa é uma ferramenta que possibilita ter uma informação rápida sobre os casos provocados por variantes do coronavírus, mas o sequenciamento genético continua sendo importante, inclusive para monitorar o eventual surgimento de outras variantes que possam não ser detectadas por esse teste.

O Ministério da Saúde monitora ao menos 204 casos de pacientes com variantes do coronavírus no Brasil. De acordo com a pasta, até o dia 20 deste mês foram identificados 20 casos da variante identificada no Reino Unido e 184 casos da observada no Amazonas. Segundo o levantamento, 17 Estados do País já registram casos de variantes do vírus.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Brasil

O Instituto Butantan quer o fim da exclusividade do governo na compra da CoronaVac
País chega a 250 mil mortos de Covid-19 e vive pior fase da doença
https://www.osul.com.br/a-fiocruz-desenvolve-um-teste-rapido-capaz-de-detectar-variantes-do-coronavirus/ A Fiocruz desenvolve um teste rápido capaz de detectar variantes do coronavírus 2021-02-24
Deixe seu comentário
Pode te interessar