Terça-feira, 30 de abril de 2024

Porto Alegre
Porto Alegre, BR
19°
Thunderstorm

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

| A guerra de 3 mil clientes enfurecidos com a Apple

Compartilhe esta notícia:

Donos MacBooks estragados pedem que a empresa conserte os aparelhos de forma gratuita mesmo nos casos em que a garantia já terminou. Crédito: Reprodução

“Pagamos por isso”, diz o texto que acompanha a imagem de uma tela de computador de grande resolução em que é possível apreciar uma imagem de folhas em grandes detalhes. “Mas recebemos isso”, destaca a frase seguinte. “Isso”. “E isso”. As fotos mostram três laptops com manchas na tela. São essas e dezenas de outras imagens que um grupo de mais de 3 mil clientes da Apple estão usando para denunciar o que ocorreu com as telas Retina Display de seus MacBooks.
Eles pedem que a empresa conserte os aparelhos de forma gratuita mesmo nos casos em que a garantia já terminou. Para isso, organizaram a campanha Staingate (de “stain”, que significa “mancha”, em inglês) e criaram uma página na internet e no Facebook com esse nome. De acordo com o site do grupo (staingate.org), até o último dia 13, clientes insatisfeitos com a Apple haviam aderido à iniciativa. E a lista “cresce a cada dia”. Todos eles viram “manchas horríveis” aparecerem em suas telas de alta densidade de pixels, pelas quais pagaram até 2.499 dólares (cerca de 7,9 mil reais), no caso do modelo de 15 polegadas, segundo os preços atuais da gigante da maçã.

Phi Chong, um engenheiro de software, foi um dos afetados. Ele observou que teve de substituir duas vezes a tela de seu computador nos últimos dois anos. “Da última vez que troquei a tela, o revestimento antirreflexo começou a descascar em menos de um mês”, relatou Chong. “E estou preocupado com a possibilidade de descascar de novo, agora que a minha AppleCare [a garantia] acabou.”

Conserto gratuito.

Enquanto muitos clientes afirmaram, no Facebook, que lojas da Apple ao redor do mundo – incluindo Berlim (Alemanha) , Hong Kong e também na Nova Zelândia – concordaram em consertar as telas de graça fora do período de garantia, outros disseram que, ao procurar a Apple, foram informados de que o dano ao computador era “cosmético”, o que normalmente não é coberto pela garantia.

A Apple ainda não confirmou se há problemas com a tela e o que poderia estar causando danos. Um porta-voz da Apple informou que clientes com problemas deveriam entrar em contato com a empresa. Os modelos de 2013 são, aparentemente, os mais afetados, mas há discussões on-line sobre o problema desde 2009.

Problema incomum.
De acordo com a página da campanha, muitos tiveram de pagar 800 dólares (mais de 2,5 mil reais) pelo conserto da tela.
Pedem, por isso, “um programa de reparações gratuitas para todos os MacBooks com o mesmo problema, sem levar em conta se estão sob garantia ou não. Porque já pagamos muito dinheiro ganho com grande esforço para ter um computador defeituoso”. Por outro lado, e apesar dos quase 3 mil afetados que se uniram à campanha, alguns especialistas dizem que o problema não é comum.
A.J. Forsythe, fundador e diretor-executivo de iCracked, uma empresa do Vale do Silício (EUA) especializada em consertos de telas, divulgou que o assunto não chamou a atenção da companhia nos 11 países onde opera.

Até o momento, o grupo que atua na campanha contra a Apple não obteve resposta da empresa. Mas o escritório de advocacia americano Whitfield Bryson & Mason já entrou em contato com essas pessoas para que eles analisem suas opções legais.

Histórico.
A Apple já enfrentou pressão de seus clientes em 2013, quando várias pessoas que adquiriram MacBooks de 15 ou 17 polegadas no início de 2011 reportaram problemas com os processadores gráficos dos computadores. Depois de ignorar vários pedidos para solucionar o problema, a companhia teve de enfrentar uma ação coletiva antes de iniciar um programa de consertos em fevereiro daquele ano.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de |

Fernanda Lima é cotada para substituir Monica Iozzi no “Vídeo Show”
Espaçonave chega a Plutão após nove anos. Saiba o que esperar após a chegada
https://www.osul.com.br/a-guerra-de-3-mil-clientes-enfurecidos-com-a-apple/ A guerra de 3 mil clientes enfurecidos com a Apple 2015-07-16
Deixe seu comentário
Pode te interessar