Terça-feira, 21 de outubro de 2025
Por Redação O Sul | 14 de dezembro de 2020
A Holanda vai adotar um ‘lockdown’ por cinco semanas a partir desta semana para tentar conter a expansão da covid-19, anunciou nesta segunda-feira (14) o primeiro-ministro Mark Rutte.
“A Holanda fecha por cinco semanas”, declarou Rutte em discurso televisionado na sede do governo em Haia, em frente ao qual havia manifestantes.
Rutte disse que a medida era necessária para enfrentar o surto de covid-19.
“Não estamos enfrentando uma simples gripe, como muita gente pensa”, acrescentou, em alusão aos manifestantes que estavam em frente à sede de governo.
Anunciou-se à população que deve ficar em casa e só pode ter dois convidados diários, disse Rutte.
Ele acrescentou que a medida será aplicada até 19 de janeiro.
Todas as lojas, exceto as essenciais como supermercados, lojas de alimentos e farmácias devem fechar a partir desta terça-feira (15), e as escolas a partir da quarta, acrescentou.
Museus, zoológicos, cinemas e academias de ginástica também vão fechar, disse Rutte.
Londres
O ministro da Saúde do Reino Unido, Matt Hancock, anunciou que a capital britânica passará para a fase de “Risco Muito Alto” por conta da pandemia de covid-19. O governo vai ampliar as restrições na região a partir da 0h01 de quarta-feira (16).
“Sei que é uma notícia difícil e que para os negócios afetados será um golpe considerável, mas isso é absolutamente essencial”, disse Hancock em uma sessão do Parlamento.
A escala do governo britânico para a pandemia tem três fases e alertas. Com o anúncio, a maior cidade do país passará para a fase 3 — a chamada “Risco Muito Alto”. Atualmente, Londres está na fase 2, ou de “Alto Risco”.
O passo para o 3º nível de alerta significa o fechamento de hotéis, bares e restaurantes, além de centros culturais como cinemas, teatros e museus. O Reino Unido é o 8º país do mundo com mais casos confirmados de coronavírus, com mais de 1,8 milhões de infecções registradas.
Além da capital inglesa, as cidades de Essex e Hertfordshire também entram na fase 3 de alerta, que, segundo as recomendações das autoridades de saúde, proíbem:
– Reuniões em espaços fechados entre pessoas que não sejam da mesma família;
– Reuniões com mais de 6 pessoas em espaços abertos;
– Atendimento de bares e restaurantes – que podem operar com delivery;
– A hospedagem em hotéis, pousadas e albergues;
– Exercícios em grupo em lugares fechados, como ginástica e dança;
– Reuniões em igrejas – que permanecem abertas para visitas individuais ou em grupos familiares.