Terça-feira, 07 de maio de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Brasil Pesquisa diz que 57% dos brasileiros acham que Lula é culpado dos crimes atribuídos a ele, mas 46% são contra a sua prisão

Compartilhe esta notícia:

Na avaliação dos advogados do petista, as mensagens lançam dúvidas sobre depoimentos do empresário. (Foto: Agência Brasil)

A maioria da população brasileira (57%) considera que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, preso e condenado na Operação Lava-Jato, é culpado dos crimes atribuídos a ele. O País, porém, está rachado em relação à prisão do petista: 50% são a favor e 46% são contra. Os dados são de pesquisa do instituto Ipsos.

“Os resultados mostram que a Lava-Jato continua com alto suporte da população e que a prisão de Lula não encerra esse anseio”, disse o diretor do Ipsos, Danilo Cersosimo. “Além disso, a polarização do País em torno da figura de Lula segue alta.”

Conforme o levantamento, a quase totalidade da população (95%) acha que as investigações da Lava-Jato devem continuar após a prisão do ex-presidente. Mas há dúvidas sobre a abrangência das mesmas.

Para 52% dos entrevistados, não é correto afirmar que “a Lava-Jato está investigando todos os políticos”. Outros 41% estão de acordo com essa avaliação. A percepção de que “a Lava-Jato está investigando todos os partidos” atingiu o mínimo histórico da série de pesquisas Ipsos no fim de semana da prisão de Lula. Apenas 43% dos eleitores manifestaram concordância com a frase, e 47% disseram o contrário.

É a primeira vez, em dois anos, que aparece como minoritária a parcela da população que compartilha da avaliação de que todos os partidos são investigados. Em abril de 2016, 66% da população via a Lava-Jato como empenhada em investigar todas as legendas – 23 pontos porcentuais a mais do que agora.

Na pesquisa, os entrevistadores do Ipsos leem uma série de frases e perguntam se há ou não concordância em relação a elas. O levantamento começou no sábado (07), em que o ex-presidente foi preso e se estendeu até esta segunda-feira (09). Foram ouvidas 1.200 pessoas. A margem de erro é de três pontos porcentuais para mais ou para menos.

Nova divisão

O levantamento mostra que, mesmo com a convicção majoritária da culpa do petista, existe uma forte percepção de que “os poderosos querem tirar Lula da eleição”: 73% concordam com essa afirmação, e 23% discordam.

A maioria (55%) também concorda com a avaliação de que “a Lava-Jato faz perseguição política contra Lula”. Outros 41% discordam. Em relação à afirmação de que “a Lava Jato está mostrando que Lula é mais corrupto que os outros políticos”, aparece uma nova divisão: 51% discordam, e 44% concordam.

Banho de sol

O ex-presidente Lula tomou, na sexta-feira (13), seu primeiro banho de sol na prisão da Lava-Jato. Durante uma hora, sozinho, no período da manhã, o ex-presidente ficou fora da “sala especial” que ocupa no último andar do prédio-sede da PF (Polícia Federal) em Curitiba, no Estado do Paraná, desde o dia 7.

Após seis dias recolhido para cumprimento da pena de 12 anos e um mês de reclusão que o juiz Sérgio Moro impôs a ele por corrupção passiva e lavagem de dinheiro no processo do famoso triplex do Guarujá, o petista decidiu ficar um pouco ao ar livre. Lula tem direito a duas horas de banho de sol todos os dias.

Ele está isolado da carceragem da Polícia Federal, onde estão outros prisioneiros da Operação Lava-Jato, como seu ex-braço direito Antônio Palocci (Casa Civil e Fazenda; governos Lula e Dilma) e o empreiteiro Léo Pinheiro.

Na quinta-feira (12), Lula recebeu a visita da família que levou a ele cobertor e outros pertences. Do lado de fora, mantidos à distância da sede da PF, apoiadores do ex-presidente permanecem aglomerados no acampamento “Lula Livre”. Toda manhã eles entoam “bom dia, companheiro”.

 

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Brasil

Angela Merkel diz que o Reino Unido não terá acesso ao mercado. Benefício só cabe a quem aceita quatro pontos fundamentais: pessoas, bens, serviços e capital
Dilma decide fazer “vaquinha” para pagar despesas de voos pelo Brasil
https://www.osul.com.br/a-maioria-da-populacao-brasileira-ve-culpa-de-lula-e-95-quer-que-a-operacao-lava-jato-continue-apontou-pesquisa/ Pesquisa diz que 57% dos brasileiros acham que Lula é culpado dos crimes atribuídos a ele, mas 46% são contra a sua prisão 2018-04-14
Deixe seu comentário
Pode te interessar