Quarta-feira, 05 de novembro de 2025

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Geral A pandemia adiantou mudanças no mundo do trabalho; veja as principais tendências

Compartilhe esta notícia:

O home office também significa que você provavelmente será bombardeado com alertas a cada segundo do dia. (Foto: Reprodução)

A pandemia do novo coronavírus trouxe mudanças significativas no mundo do trabalho, antecipando tendências que vinham sendo gradativamente implantadas como o home office e a seleção de profissionais de forma totalmente on-line.

No futuro do trabalho, que já está se desenhando no mercado, as mudanças abrangem também as relações de trabalho, configurações dentro das empresas para priorizar a segurança e saúde dos funcionários, critérios de contratação e formas de medir a produção dos profissionais.

Veja abaixo 10 tendências apontadas por especialistas:

Home office

A grande mudança trazida pela Covid-19 foi a implantação do home office pelas empresas. Com o isolamento para conter a propagação da doença, o trabalho remoto foi a saída encontrada para continuar as atividades, pelo menos para aqueles profissionais cujo emprego não exige presença física em um local específico. Essa medida adiantou uma prática que vinha sendo implantada de forma gradual antes da pandemia por algumas empresas, limitada a alguns dias da semana.

De acordo com Susan Hayter, consultora técnica sênior sobre o futuro do trabalho na Organização Internacional do Trabalho (OIT), algumas grandes empresas de países desenvolvidos já anunciaram que o trabalho remoto será o padrão adotado e os trabalhadores não precisarão ir até o escritório, a menos que queiram.

Organização do trabalho

De acordo com Susan, em meio a uma dramática desaceleração econômica causada pela pandemia e aumento das taxas de desemprego, existe a possibilidade de se promover mudanças na organização do trabalho, incluindo novos esquemas de compartilhamento que permitam flexibilidade e salvem empregos.

Isso pode significar semanas de trabalho mais curtas ou acordos de compartilhamento de trabalho para evitar folgas em períodos com menos funcionários, ao mesmo tempo em que é reformulado o regime de expedientes para obter melhor equilíbrio entre vida profissional e pessoal no longo prazo.

Demanda por qualificação

Susan afirma que, à medida que o trabalho on-line se incorpora ao mundo do trabalho, é provável que a demanda por trabalhadores qualificados suba junto com seus salários.

“Os que estão entre os escalões de renda mais altas têm maior probabilidade de optar por trabalhar remotamente, enquanto aqueles nos mais baixos não têm escolha terão que se deslocar e perderão mais tempo com esse deslocamento”, comenta.

Engajamento virtual

Maria Luiza Nascimento, diretora de RH da Randstad, ressalta a mudança nas relações de trabalho com a interação on-line.

Segundo ela, como parte da equipe continuará em home office, reuniões, confraternizações, sessões de check-in e check-out diários entre líderes e colaboradores, sessões de feedback, discussões de futuro profissional, entre outros, deverão ser feitos de forma on-line.

Controle por produção

Maria Luiza aponta que existem ferramentas de controle de jornada de trabalho e de atividades que podem ser usadas, mas o que realmente será relevante é a relação de confiança entre líderes e funcionários.

“Deverá ser estabelecido um vínculo entre as partes, onde haja um acordo de metas a serem alcançadas em vez de horas a serem trabalhadas. Esclarecer expectativas de ambas as partes será fundamental para garantir que os objetivos sejam alcançados e que haja uma experiência positiva para ambos os lados”, explica.

Desconectar será preciso

Ela ressalta que a gestão do tempo tende a ser uma competência ainda mais utilizada e deverá haver um ajuste nas rotinas de trabalho e pessoal para não comprometer a rotina do profissional.

“Respeitar os horários de reuniões agendadas e dos compromissos profissionais é essencial, além de garantir, também, importantes momentos pessoais, tais como parar para almoçar ou tomar um café. É necessário estarmos atentos para que, mesmo estando em casa, tenhamos dificuldade de nos desconectar”, diz.

Mudanças nos processos de seleção

As formas de contratar profissionais também incorporaram as ferramentas on-line. Desde o processo de seleção até a entrada do funcionário na empresa, todo o processo tem sido feito de forma virtual. E a tendência veio para ficar.

Maria Luiza Nascimento salienta que os profissionais em busca de novas oportunidades de trabalho devem se preparar para as entrevistas on-line, pois elas serão cada vez mais frequentes.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Geral

Prefeito Marco Alba diz que “só uma atitude pessoal do governador reverte saída da Mercado Livre”
Rede de prostituição de sul-americanas e portuguesas é desmantelada na França
https://www.osul.com.br/a-pandemia-adiantou-mudancas-no-mundo-do-trabalho-veja-as-principais-tendencias/ A pandemia adiantou mudanças no mundo do trabalho; veja as principais tendências 2020-06-19
Deixe seu comentário
Pode te interessar