Sexta-feira, 26 de abril de 2024

Porto Alegre
Porto Alegre, BR
23°
Showers in the Vicinity

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Mundo A passagem do furacão Irma por Cuba deixou 10 mortos

Compartilhe esta notícia:

Cuba foi atingida pelo Irma e registrou fortes inundações no Litoral Noroeste. (Foto: Reprodução)

O fenômeno Irma – furacão que atingiu categoria 5 no fim de semana e foi rebaixado para tempestade tropical nesta segunda-feira, 11 – provocou 10 mortes em Cuba, anunciou o site Cubadebate, que reproduz um boletim da Defesa Civil do país. “Depois da passagem do perigoso furacão Irma pelo território nacional, foram registradas até o momento a perda de 10 vidas humanas nos territórios de Havana, Matanzas, Camagüey e Ciego de Ávila”, afirma o comunicado da Defesa Civil.

Sete mortes aconteceram em Havana, sendo quatro homens e três mulheres. Três homens, com idades entre 53 e 65 anos, morreram nas Províncias de Matanzas (Oeste), Ciego de Avila (Centro) e Camagüey (Leste) no desabamento de suas casas.

Em Havana, um homem de 71 anos morreu eletrocutado após a queda de cabo de energia elétrica. Uma vítima de 77 anos morreu ao ser atingida por um poste derrubado pelo vento. Uma varanda do quarto andar de um prédio no bairro de Centro Havana caiu sobre um ônibus e matou duas mulheres de 27 anos.

Cuba foi atingida pelo Irma e registrou fortes inundações no Litoral Noroeste, “com ondas de entre 6 e 9 metros”, informou o Instituto de Meteorologia cubano.

A água do mar, que atingiu o simbólico Malecón, avançou 500 metros na capital. Ao menos 1,5 milhão de moradores abandonaram suas casas na ilha, onde os ventos derrubaram árvores e postes de energia elétrica. As rajadas de vento superaram 150 km/h.

O aeroporto internacional José Martí de Havana não operará até o meio-dia de terça-feira (12). O consulado geral da Espanha em Havana também confirmou em sua conta no Twitter que as autoridades cubanas manterão o local fechado até o mesmo horário.

Miami

O Aeroporto Internacional de Miami, o mais importante da Flórida e principal porta de saída de voos nos EUA rumo à América Latina, permanece fechado nesta segunda (11) devido aos danos causados pelo furacão, informou o seu diretor, Emilio T. González. O complexo acolheu mais de 600 pessoas que não encontraram quartos em hotéis.

Espera-se que o aeroporto retome as atividades, com voos limitados, nesta terça-feira (12). Mais de 5,8 milhões de pessoas ficaram sem luz na Flórida por causa do furacão, segundo a CNN. Ao todo, 6,3 milhões de pessoas – cerca de um terço da população do Estado – foram orientadas a deixar suas casas, criando engarrafamentos em estradas e superlotação em abrigos.

O furacão Irma também deixou mortos nas ilhas do Caribe, nas partes francesa e holandesa de Saint Martin, nas Ilhas Virgens americanas, nas Ilhas Virgens britânicas, no arquipélago de Anguilla, em Porto Rico e em Barbuda.

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, declarou estado de catástrofe natural na Flórida, medida que permite ao governo desbloquear verbas e recursos federais suplementares para socorrer a península afetada pelo Irma.

“Neste momento estamos preocupados com as vidas e não com os prejuízos”, disse Trump após uma reunião com funcionários da Segurança Nacional e de gestão de emergências. Ele prometeu viajar para a Flórida “muito em breve”.

O serviço meteorológico privado Accuweather calculou que os danos provocados pelo Irma devem superar US$ 100 bilhões, e os do Harvey, que devastou o Estado do Texas há duas semanas, quase US$ 190 bilhões, o que equivale no total a 1,5% do PIB dos EUA.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Mundo

A água do oceano na região das Bahamas “some” após a passagem do furacão Irma
Miller auxiliava J&F para acordo de leniência quando ainda era procurador, diz Janot
https://www.osul.com.br/a-passagem-do-furacao-irma-por-cuba-deixou-10-mortos/ A passagem do furacão Irma por Cuba deixou 10 mortos 2017-09-11
Deixe seu comentário
Pode te interessar