Quarta-feira, 08 de maio de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Porto Alegre A prefeitura de Porto Alegre tenta agilizar a desocupação da Vila Nazaré para as obras de ampliação do Aeroporto Salgado Filho

Compartilhe esta notícia:

Mais de 70 famílias permanecem no local, na Zona Norte. (Foto: Divulgação/Demhab)

Um mutirão iniciado nesta quinta-feira (14) é a estratégia da prefeitura de Porto Alegre para agilizar a retirada das 71 últimas famílias que residem na Vila Nazaré (Zona Norte), cuja área será entregue à concessionária Fraport para as obras de ampliação da pista do Aeroporto Internacional Salgado Filho. Conforme detalhado em reunião dois dias antes, a expectativa é de que a desocupação seja concluída até o final do mês que vem.

Até o início da tarde, ao menos 40 atendimentos já haviam sido realizados em duas salas montadas em contêiner na entrada da comunidade, incluindo o registro de cada caso por meio de ficha cadastral. As situações são as mais variadas, desde a falta do Número de Inscrição Social (NIS, documento imprescindível para a participação em programas habitacionais) até a constatação de novos moradores em imóveis já esvaziados.

De acordo com o Departamento Municipal de Habitação (Demhab), 41 das 71 famílias que permanecem na Vila já terão condições de transferência para o Loteamento Irmãos Maristas, também na Zona Norte, nas próximas semanas. As demais têm a situação em acompanhamento para que sejam solucionadas pendências que atrapalham o processo.

O mutirão é formado por servidores do Demhab e da Fundação de Assistência Social e Cidadania (Fasc), após os preparativos burocráticos iniciados na quarta-feira (13). Enquanto uma equipe trabalha na sala-contêiner, outra se concentra em checagens e levantamentos dos imóveis e famílias.

“É preciso direcionar esforços principalmente para resolver as pendências já identificadas e verificar se as informações de cadastro ainda se confirmam na prática”, ressalta o secretário de Habitação e Regularização Fundiária, André Machado. “Conversei diretamente com os moradores e são situações sensíveis, que receberão o devido tratamento.

A iniciativa prosseguiu até o final da tarde. Se necessário, as ações serão realizadas também nesta sexta-feira. “Precisamos entregar a área à Fraport mas o nosso compromisso também é social. Essas famílias precisam se sentir bem e seguras na nova moradia”, acrescenta o titular da pasta.

Visita

Antes de ir à Vila Nazaré, André Machado visitou o Loteamento Irmãos Maristas, local para onde a maioria das famílias da Nazaré serão realocadas. Ele ouviu reivindicações de moradores e líderes comunitários sobre a infraestrutura do loteamento, principalmente quanto a demandas como creche, saneamento, posto de saúde e transporte público.

O secretário informou aos moradores que já está tratando com o secretário de Mobilidade Urbana, Luiz Fernando Záchia, para que a linha de ônibus “A62 – Wenceslau Fontoura”, popularmente conhecida na região como “Lalau”, possa entrar no loteamento, com pelo menos duas paradas.

Quanto ao posto de saúde, a construção ficará a cargo da concessionária Fraport e há, ainda, a expectativa para o início da construção já no mês que vem. Novas transferências para o Irmãos Maristas já estão agendadas para os dias 19 de janeiro e 10 de fevereiro.

O secretário visitou casas e apartamentos do loteamento, acompanhado também pelo vereador Giovane Byl (PTB) e pela equipe da Direcional, empresa responsável pela construção do empreendimento. Cada habitação tem 37,3 m² (casa) ou 40,7 m² (apartamento), todos com dois quartos, sala, cozinha e banheiro.

“O loteamento tem uma estrutura excelente, mas obviamente precisa de incrementos para melhorar a qualidade de vida das mais de mil famílias que viverão nele. Reivindicações que envolvem saúde, transporte, segurança e assistência social são legítimas e serão tratadas por nós com todas as secretarias e órgãos competentes”, frisou André Machado.

(Marcello Campos)

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Porto Alegre

Governo do Amazonas vai transferir 235 pacientes com Covid-19 para tratamento em outros Estados. RS colocou estrutura à disposição
Secretaria libera R$ 2,5 milhões para 39 municípios gaúchos investirem no setor de turismo
https://www.osul.com.br/a-prefeitura-de-porto-alegre-tenta-agilizar-desocupacao-da-vila-nazare-para-as-obras-de-ampliacao-do-aeroporto-salgado-filho/ A prefeitura de Porto Alegre tenta agilizar a desocupação da Vila Nazaré para as obras de ampliação do Aeroporto Salgado Filho 2021-01-14
Deixe seu comentário
Pode te interessar