Terça-feira, 07 de maio de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Porto Alegre A prefeitura de Porto Alegre vai telefonar para quem ainda não apareceu para receber a segunda dose de vacina contra o coronavírus

Compartilhe esta notícia:

Falta de insumos é o motivo. (Foto: Arquivo/SES)

Preocupada com o contingente de indivíduos que ainda não procuraram os postos e drive-thrus de imunização para receber a segunda dose da vacina contra o coronavírus, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) de Porto Alegre prepara uma série de medidas para solucionar ou mesmo amenizar esse déficit. Dentre as ações previstas está o contato telefônico com os atrasados.

Em entrevista à Rádio Guaíba nesta quinta-feira (22), o prefeito Sebastião Melo antecipou que também será veiculada uma campanha institucional sobre o assunto. Ainda não há uma conclusão sobre quais os motivos que estariam causando o problema.

As cogitações, porém, apontam para esquecimento, desinformação, extravio da caderneta de controle ou mesmo o temor de alguns cidadãos após notícias distorcidas sobre efeitos adversos dos imunizantes. Espera-se, entretanto, que a própria repercussão desse fato negativo contribua para que boa parte desse público (principalmente os desavisados) acabe procurando os postos e drive-thrus para colocar a situação em dia.

Dados recentes – e que devem ser atualizados em breve – apontam que cerca de 19 mil porto-alegrenses já aptos a completarem o ciclo imunizatório não se reapresentaram para o procedimento, necessário para proporcionar a o grau de imunização previsto para cada vacina (50,4% para a Coronavac-Butantan e 70% para a Oxford-Fiocruz).

“Vacinômetro”

A boa notícia é que até as 19h desta quinta-feira (horário de encerramento da vacinação), ao menos 355.078 porto-alegrenses já haviam recebido a primeira dose de Coronavac ou Oxford, contingente que equivale a 101,8% dos grupos prioritários. Já a segunda dose foi aplicada em 148.742 pessoas (43,64%).

Pessoas acima de 61 anos somam 216.859 imunizados, chegando a 104,97% da população-alvo, que é de 206.599 pessoas da faixa etária – que será ampliada nesta sexta-feira para os cidadãos de 60 anos. Os dados constam na plataforma de monitoramento público “vacinômetro”, afixada no cabeçalho do site prefeitura.poa.br.

Nos três pontos de drive-thru, foram aplicadas 3.147 doses nesta quinta-feira. O estacionamento do hipermercado Big do Barrashopping Sul foram 1.313 aplicações, seguido pelo da PUCRS com 1.152 e pelo Big da avenida Sertório, com 682. Nos postos de saúde, a movimentação foi constante e mais concentrada no turno da manhã.

Dentre os 353.157 vacinados, foram 103.729 primeiras doses recebidas por profissionais de saúde, 216.859 por idosos a partir de 61 anos, 22.750 por idosos acamados e pessoas com deficiência que vivem em instituições e 1.272 por moradores de comunidades indígenas e quilombolas.

(Marcello Campos)

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Porto Alegre

Testemunhas da morte de cliente do Carrefour em Porto Alegre serão ouvidas pelo Judiciário gaúcho a partir de agosto
Polícia Rodoviária Federal e Vigilância Sanitária apreendem mais de 2 toneladas de alimentos em Santa Maria
https://www.osul.com.br/a-prefeitura-de-porto-alegre-vai-telefonar-para-quem-ainda-nao-apareceu-para-receber-a-segunda-dose-de-vacina-contra-o-coronavirus/ A prefeitura de Porto Alegre vai telefonar para quem ainda não apareceu para receber a segunda dose de vacina contra o coronavírus 2021-04-22
Deixe seu comentário
Pode te interessar