Domingo, 28 de abril de 2024

Porto Alegre
Porto Alegre, BR
19°
Mostly Cloudy

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Economia A Receita Federal alerta para um golpe pedindo pela internet em seu nome a regularização de dados cadastrais

Compartilhe esta notícia:

Golpe desta vez não é online, alerta Receita. (Foto: Divulgação)

A Receita Federal divulgou nota nesta segunda-feira (25) alertando para um golpe que está sendo realizado por via postal, e não por e-mail, como tem sido mais comum. De acordo com o órgão, o contribuinte recebe, por correspondência, em sua residência, uma intimação para regularização de dados cadastrais. Nesta correspondência, há um endereço eletrônico para acesso e atualização de dados bancários. Só que o endereço eletrônico informado não tem nenhuma relação com o site da Receita, ressalta a nota.

“Apesar de conter o logotipo e o nome da Receita Federal, a carta é uma tentativa de golpe e não é enviada pelo órgão nem tem sua aprovação”, esclarece a nota.

A orientação da Receita ao contribuinte é que, caso receba esse tipo de correspondência, destrua a carta e jamais acesse o endereço eletrônico indicado.

A Receita Federal adverte que, para fins de consulta, download de programas ou alterações de informações junto ao Fisco federal, não devem ser acessados endereços eletrônicos que não o oficial do Órgão: idg.receita.fazenda.gov.br. Caso o faça, o contribuinte estará sujeito a vírus e malwares, que podem roubar seus dados pessoais, bancários e fiscais.

Golpes por e-mail

Mais comuns são as tentativas de golpe online, e é sempre bom lembrar aos desavisados. A Receita Federal alerta os contribuintes para tentativas de fraude eletrônica envolvendo o nome da instituição. “Em época de Declaração do Imposto de Renda Pessoa Física, aumentam as tentativas de aplicação de golpes via e-mail”, informa a instituição.

Quadrilhas especializadas em crimes pela Internet transmitem mensagens eletrônicas que servem como meio para os criminosos obterem ilegalmente informações fiscais, bancárias e cadastrais do contribuinte. Ao clicarem em links ou baixarem anexos, os usuários têm seus computadores infectados por vírus e programas que permitem esse acesso ilegal aos dados.

Em uma das modalidades de golpe, a pessoa recebe um e-mail dizendo que a Receita Federal analisou todas as declarações do Imposto de Renda de um determinado período e encontrou inadimplência no CPF do usuário. O usuário deveria então clicar em um link para o seu demonstrativo dos números apresentados e das declarações divergentes. Outras mensagens fraudulentas indicam a disponibilização para download do programa da declaração do Imposto de Renda, a necessidade de envio de uma declaração retificadora ou a existência de valores residuais de restituições do Imposto de Renda a serem recebidos pelo destinatário.

A Receita esclarece que não manda mensagens via e-mail sem a autorização do contribuinte, nem autoriza terceiros a fazê-lo em seu nome. A única forma de comunicação eletrônica com o contribuinte é por meio do e-CAC (Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte), localizado em sua página na Internet.

A orientação da Receita é não responder, não abrir arquivos anexados, nem acionar links para endereços da Internet, excluindo imediatamente o e-mail. Para esclarecimento de dúvidas ou informações adicionais, a Receita recomenda procurar uma de suas unidades, acessar a página na internet ou entrar em contato com o Receitafone.

 

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Economia

Dilma convoca reunião com aliados para discutir “clima de impeachment”
Marquises são fiscalizadas no Centro Histórico de Porto Alegre
https://www.osul.com.br/a-receita-federal-alerta-para-um-golpe-pedindo-pela-internet-em-seu-nome-a-regularizacao-de-dados-cadastrais/ A Receita Federal alerta para um golpe pedindo pela internet em seu nome a regularização de dados cadastrais 2017-09-25
Deixe seu comentário
Pode te interessar