Domingo, 28 de abril de 2024

Porto Alegre
Porto Alegre, BR
19°
Mostly Cloudy

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Mundo A Rússia suspendeu a sua participação em um tratado sobre armas nucleares com os Estados Unidos

Compartilhe esta notícia:

Putin e o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. . (Foto: Reprodução)

O presidente da Rússia, Vladimir Putin, anunciou neste sábado (02) que o país vai suspender a sua participação no tratado INF sobre as armas nucleares de alcance intermediário, em resposta à retirada dos Estados Unidos do acordo.

“Nossos parceiros americanos anunciaram a suspensão da sua participação no acordo, então nós também a suspenderemos”, afirmou Putin durante um encontro com os seus ministros das Relações Exteriores e da Defesa, Serguei Lavrov e Serguei Shoigu. “A Rússia não mais tomará a iniciativa de negociar o desarmamento com os Estados Unidos”, disse o chefe de Estado, citado por agências de notícias russas.

“Vamos esperar até que nossos parceiros [americanos] tenham amadurecido o suficiente para ter um diálogo de igual para igual e significativo sobre esse assunto importante”, acrescentou. Os Estados Unidos anunciaram na sexta-feira (1º) a sua retirada do tratado INF, concluído pela URSS e por Washington em 1987, durante a Guerra Fria, que abole o uso de mísseis terrestres com alcance de 500 quilômetros a 5.500 quilômetros e encerrou o perigoso desenvolvimento de ogivas nucleares entre ambos.

Para Washington, Moscou não soube abordar as preocupações geradas por seu novo sistema de mísseis de médio alcance, que, segundo países ocidentais, vai contra o tratado. “Amanhã (sábado), os Estados Unidos vão suspender suas obrigações sob o tratado INF e iniciarão o processo de retirada, que será concluído em seis meses, a menos que a Rússia cumpra suas obrigações destruindo todos os seus mísseis, lançadores e equipamentos que violam o texto”, declarou o presidente Donald Trump em um comunicado na sexta-feira (1°).

“Os Estados Unidos aderiram completamente ao tratado INF durante mais de 30 anos, mas não seguiremos forçados a cumprir os seus termos enquanto a Rússia deturpa as suas ações”, ressaltou. O chefe da diplomacia americana, Mike Pompeo, assinalou que o seu país, que anunciou formalmente as suas preocupações com relação ao acordo há dois meses, tratou o tema das supostas violações ao tratado mais de 30 vezes com a Rússia.

Ele ressaltou, porém, que Washington está “pronto” para continuar discutindo com a Rússia sobre “a questão do desarmamento”. No início de dezembro, com o apoio da Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte), Mike Pompeo deu à Rússia o prazo de 60 dias, até 2 de fevereiro, para desmantelar seus novos mísseis de longo alcance. Caso contrário, ameaçou iniciar o procedimento de retirada de seis meses.

Já Putin advertiu previamente que a retirada de Washington do INF levará a uma nova corrida armamentista. Os Estados Unidos decidiram se retirar do acordo “em resposta aos graves riscos que representam para a segurança Euro-Atlântica os testes ocultos, a produção e mobilização do sistema 9M729 por parte da Rússia”, defendeu a Otan.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Mundo

Assessor de Donald Trump sugere que o presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, pode acabar na prisão de Guantánamo, em Cuba
Principais cidades da Venezuela têm manifestações contra Maduro
https://www.osul.com.br/a-russia-suspendeu-a-sua-participacao-em-um-tratado-com-os-estados-unidos-sobre-armas-nucleares/ A Rússia suspendeu a sua participação em um tratado sobre armas nucleares com os Estados Unidos 2019-02-02
Deixe seu comentário
Pode te interessar