Segunda-feira, 13 de maio de 2024

Porto Alegre
Porto Alegre, BR
15°
Mostly Cloudy

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Mundo Principais cidades da Venezuela têm manifestações contra Maduro

Compartilhe esta notícia:

ONG Provea postou fotos em diferentes cidades venezuelanas. (Foto: Reprodução/Twitter)

As ruas de Caracas e várias cidades da Venezuela foram tomadas neste sábado (2) por manifestantes contrários ao governo do presidente Nicolás Maduro. Foi o segundo protesto da semana convocado pelo presidente interino Juan Guaidó. O primeiro foi na quarta-feira (30).

A organização não governamental Provea (Programa Venezuelano de Educação e Ação em Direitos Humanos) postou vídeos e fotos de protestos também em Carabobo, Aragua, Cojedes, Apure, Falcón e Mérida.

Os manifestantes defendem a renúncia de Maduro e declaram apoio a Guaidó. Nas redes sociais, Guaidó promete ajuda humanitária, busca por apoio econômico e político na sua interinidade.

Nas ruas, os manifestantes levam bandeira da Venezuela e cartazes com críticas a Maduro.

Na sexta (1º) o ministro das Relações Exteriores, Ernesto Araújo, e o vice-presidente dos Estados Unidos, Mike Pence, reiteraram o apoio a Guaidó. Também ressaltaram apoio ao governo interino.

General da Aeronáutica venezuelana declara apoio a Guaidó

O general de Divisão da Aviação Venezuela, Francisco Yánez, divulgou um vídeo nas redes sociais pedindo para que seus colegas militares apoiem o presidente interino Juan Guaidó. Yánez pediu para que o povo venezuelano fosse às ruas hoje para apoiar Guaidó, opositor do governo de Nicolás Maduro e que se autoproclamou presidente interino do país no dia 23 de janeiro.

“Convido a todo o povo da Venezuela que saia pacificamente pelas ruas e defenda o nosso presidente Juan Guaidó. Aos meus companheiros de armas, lhes peço que não os reprimam mais. […] O tempo da pátria é agora. O tempo da democracia já chegou. Saiam e apoiem o nosso presidente Juan Guaidó”, disse o general, diretor de planejamento estratégico do alto-comando da aviação venezuelana.

Guaidó que convocou uma manifestação para hoje e pediu para que a população fosse às ruas contra Maduro. Yánez também afirmou que existem dois aviões prontos, à disposição de Maduro. “Que se vá!”, completou.

A manifestação pública do general repercutiu nas Forças Armadas. O Twitter oficial do comandante-geral da Aviação Militar da Venezuela, Pedro Alberto Juliac Lartiguez, chamou Yánez de traidor. “Não se podia esperar menos do traidor General de Divisão Francisco Esteban Yanez Rodriguez”.

Guaidó convocou manifestações em seu país após a ONU (Organização das Nações Unidas) apelar para novas eleições na Venezuela e a maior parte da comunidade internacional anunciar apoio ao governo interino.

Convocação de Guaidó atendida

O presidente interino da Venezuela, Juan Guaidó, havia convocado para este sábado (2) manifestação na qual pediu que os venezuelanos saíssem às ruas nas cidades onde vivem para protestar contra o governo de Nicolás Maduro.

Guaidó fez a convocação via sua conta pessoal no Twitter. Em um vídeo em que aparece atrás de um púlpito, no qual foi afixado o brasão venezuelano, e ao lado foi colocada a bandeira da Venezuela.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Mundo

Renan Calheiros retirou a sua candidatura à presidência do Senado alegando que o processo não era democrático
O novo presidente da Ordem dos Advogados do Brasil tem um histórico de desavenças com Bolsonaro
https://www.osul.com.br/principais-cidades-da-venezuela-tem-manifestacoes-contra-maduro/ Principais cidades da Venezuela têm manifestações contra Maduro 2019-02-02
Deixe seu comentário
Pode te interessar