Segunda-feira, 13 de outubro de 2025
Por Redação O Sul | 7 de maio de 2020
Praticamente todas as áreas do Rio Grande do Sul devem receber chuva de forma expressiva na semana que vem. A informação consta no mais recente relatório divulgado pela Seapdr (Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural) em conjunto com técnicos da Emater (Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural) e Irga (Instituto Riograndense do Arroz).
Até este sábado (9), a previsão é de que o tempo permaneça seco e que a influência de uma frente fria mantenha as temperaturas baixas, com valores mínimos inferiores a 5°C em quase todo o território gaúcho. Há, ainda, a possibilidade de formação de geada nas regiões da Campanha, Planalto e Serra do Nordeste.
Já no domingo (10), o ingresso de uma massa de ar quente favorecerá a elevação dos números nos termômetros. Na segunda-feira (11) e no dia seguinte, entretanto, a propagação de uma nova frente fria provocará chuva em quase todas as regiões do Estado.
Na quarta-feira (13), as áreas de precipitação pluviomátrica permanecerão sobre o mapa do Estado – não está descartada a hipótese de da ocorrência de temporais isolados, sobretudo na Zona Sul e na faixa Leste do território gaúcho, que abrange áreas como o Litoral Norte.
Os totais previstos deverão ser inferiores a 20 milímetros apenas na faixa Norte. No restante, os valores esperados tendem a oscilar entre 30 e 50 milímetros. Já na faixa Central e também na Zona Sul, os totais deverão ficar acima de 60 milímetros na maioria dos municípios, podendo inclusive passar de 80 milímetros em algumas localidades.
Agricultura
A situação das culturas gaúchas de soja, milho, arroz, feijão, olerícolas, frutícolas, erva-mate, fumo, pastagens, ovinocultura, piscicultura, pesca artesanal, bovinoculturas de corte e leite podem ser conferidas em um relatório detalhado do governo do Rio Grande do Sul. O documento está disponível no site oficial www.estado.rs.gov.br.
(Marcello Campos)