Terça-feira, 01 de Dezembro de 2020

Porto Alegre
Porto Alegre
21°
Fair

Geral A ventilação é fundamental para conter o coronavírus em eventos realizados em locais fechados

Compartilhe esta notícia:

Os pesquisadores simularam três situações com números variados de espectadores e padrões de distanciamento social. (Foto: Divulgação/PMPA)

Máscaras e limitação de números são importantes, mas uma boa tecnologia de ventilação é o ingrediente mais essencial para diminuir o risco de disseminação do coronavírus em eventos em locais fechados, de acordo com um estudo alemão.

Cerca de 1.500 voluntários com máscaras, gel antisséptico e rastreadores de proximidade compareceram a um show pop em local fechado em Leipzig em agosto para verificar como o vírus se propaga em grandes aglomerações.

Os pesquisadores simularam três situações com números variados de espectadores e padrões de distanciamento social, e criaram um modelo de computador da arena para analisar o fluxo de aerossóis de espectadores infectados em potencial.

“A descoberta mais importante foi entender como é crucial ter uma boa tecnologia de ventilação. Isto é essencial para diminuir o risco de infecção”, disse Stefan Moritz, líder do estudo Restart-19 da Escola de Medicina da Universidade de Halle.

O estudo também revelou que reduzir a capacidade de um local público, ter várias entradas em uma arena e colocar os espectadores sentados pode ter um grande impacto no número de contatos que as pessoas acumulam.

Suas recomendações incluem só permitir o consumo de alimentos em cadeiras, áreas de espera ao ar livre, uso de máscaras durante a duração do espetáculo e o emprego de fiscais para fazer com que as pessoas se atenham às regras de higiene.

Ventilação natural

A ventilação natural ajuda na prevenção de doenças viróticas, como é o caso do coronavírus, pois, ao favorecer a renovação do ar, reduz a possibilidade de disseminação do agente patológico. É o que explica o arquiteto Henrique Hoffman.

“A ventilação natural ajuda a prevenir doenças respiratórias pelo fato do ar estar sempre renovado, o que é importante tanto para minimizar a propagação de vírus e bactérias, quanto para a qualidade interna do ar, já que, ao respirar, o organismo transforma oxigênio em gás carbônico. Tempos atrás, era muito comum famílias inteiras se mudarem para cidades com boa qualidade de ar para tratamento de doenças respiratórias”, ressalta Henrique.

O vento, quando bem aproveitado, também auxilia no controle da temperatura, promovendo bem-estar e reduzindo a necessidade do uso de soluções mecânicas. Optar pela ventilação natural em vez de ar-condicionado é extremamente importante para ambientes de trabalho e para quem está praticando home office.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Geral

A Polícia Rodoviária Federal prendeu em Lajeado um casal que transportava quase 400 mil maços de cigarros paraguaios escondidos em uma carga de milho
Pacientes que sobrevivem ao coronavírus podem desenvolver defesas que atacam o próprio corpo
Deixe seu comentário
Pode te interessar