Segunda-feira, 05 de maio de 2025

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Mundo A vida empresarial das filhas de Putin, que agora enfrentam sanções

Compartilhe esta notícia:

Maria Vorontsova, filha de Vladimir Putin, é co-proprietária de uma empresa médica. (Foto: Reproducao/Facebook)

Por décadas, a vida das duas filhas do presidente da Rússia, Vladimir Putin, de seu primeiro casamento foi envolta em mistério. Agora, as sanções trouxeram elas – e seus negócios opacos – ao centro das atenções.

As medidas contra Maria Vorontsova e Katerina Tikhonova, que Putin não reconhece publicamente como suas filhas, são um movimento amplamente simbólico, já que não está claro que elas tenham ativos significativos fora da Rússia.

Putin havia dito em uma entrevista de TV estatal em 2011 que suas filhas levavam “vidas comuns”. “Elas não estão envolvidas em política ou negócios, graças a Deus”, disse ele à televisão “Channel One”, na época.

Isso parece ter mudado nos anos seguintes, com as duas filhas assumindo posições no mundo dos negócios.

Vorontsova, 36, é endocrinologista. Ela é co-proprietária de uma empresa médica chamada Nomeko, com foco em diagnósticos e tratamentos de alta tecnologia.

Tikhonova, 35, a filha mais nova de Putin, estava ligada a um projeto de US$ 1,6 bilhão para desenvolver um centro de ciências e uma incubadora de startups junto da Universidade Estadual de Moscou.

Ela também chefiou o centro de inteligência artificial de uma escola de elite e seu fundo irmão chamado Fundo Nacional de Desenvolvimento Intelectual. Ambos são administrados pela fundação Innopraktika, que conta com associados de Putin, incluindo o CEO da Rosneft, Igor Sechin, e o CEO da Gazprombank, Andrei Akimov, como integrantes do conselho de administração.

O ex-marido de Tikhonova, Kirill Shamalov, fez fortuna investindo na gigante petroquímica Sibur Holding, com a ajuda de um empréstimo do banco estatal de Akimov. Mais tarde, ele vendeu as ações depois que Tikhonova e Shamalov se divorciaram.

Putin, que guarda bem sua vida privada, fala muito pouco publicamente sobre suas filhas com a ex-mulher Lyudmila.

Durante mais de duas décadas no poder, ele deu pingos de informações sobre onde elas moram, alguns de seus interesses intelectuais, como biologia e cultura japonesa, e que falam vários idiomas.

As filhas deram entrevistas à mídia, mas não foram identificadas como filhas do presidente russo. Elas raramente apareceram diante das câmeras, embora Tikhonova fora vista em uma competição de dança na Suíça em 2013.

Lyudmila, uma ex-comissária de bordo, até agora escapou das sanções que recaíram sobre aliados, empresas ligadas a eles e suas famílias.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Mundo

Bomba de fósforo branco: explosivo causa queimaduras devastadoras, pode envenenar órgãos e corroer ossos
Polícia prende suspeito de ataque a tiros em metrô de Nova York
https://www.osul.com.br/a-vida-empresarial-das-filhas-de-putin-que-agora-enfrentam-sancoes/ A vida empresarial das filhas de Putin, que agora enfrentam sanções 2022-04-13
Deixe seu comentário
Pode te interessar