Terça-feira, 21 de julho de 2026

Porto Alegre
Porto Alegre, BR
19°
Thunderstorm

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Acontece AACD Porto Alegre inaugura a maior oficina ortopédica do RS, com capacidade para produzir até 14 mil próteses por ano

Compartilhe esta notícia:

Com 600 m² e capacidade para produzir até 500 dispositivos por mês, AACD Porto Alegre se consolida como referência em inovação e inclusão.

Foto: Divulgação.
Com 600 m² e capacidade para produzir até 500 dispositivos por mês, AACD Porto Alegre se consolida como referência em inovação e inclusão. (Foto: Divulgação)

Modernização amplia a produção de órteses e próteses, incorpora tecnologia 3D e reforça o atendimento pelo SUS, convênios e particular, beneficiando pacientes de 21 municípios gaúchos.

A AACD (Associação de Assistência à Criança Deficiente) Porto Alegre, localizada na Avenida Ipiranga, 5311 – Jardim Botânico,  reinaugurou sua Oficina Ortopédica, após um processo de revitalização que amplia a capacidade produtiva e qualifica ainda mais os serviços oferecidos às pessoas com mobilidade reduzida no Rio Grande do Sul. A modernização fortalece a produção de órteses e próteses e consolida a unidade como referência em inovação aplicada à reabilitação física.

Em 2025, a oficina entregou mais de 7 mil produtos ortopédicos. Com a nova estrutura, que agora ocupa cerca de 600 m², a expectativa é aumentar a eficiência operacional, reduzir o tempo de produção e oferecer soluções mais precisas, confortáveis e personalizadas. A capacidade instalada permite a produção de aproximadamente 500 dispositivos por mês, com projeção de crescimento para 10 mil a 14 mil peças por ano nos próximos ciclos. A unidade é considerada a maior oficina ortopédica do Rio Grande do Sul, atendendo pacientes de 21 municípios das 1ª e 2ª Coordenadorias Regionais de Saúde, o que reforça seu papel estratégico na rede de reabilitação.

“Esta reinauguração é um marco no avanço significativo para a AACD Porto Alegre e para toda a rede de cuidado às pessoas com mobilidade reduzida no estado”, afirma Cleo Danilo Jacques, diretor de unidades da AACD.

A nova oficina incorpora recursos de ponta que transformam o processo de produção. Entre os principais avanços estão o Centro de Usinagem, que converte dados de escaneamento digital em modelos altamente precisos e sustentáveis; o Scanner 3D Spectra, capaz de capturar imagens tridimensionais com elevado nível de detalhamento; o Scanner 3D convencional, utilizado para reproduzir digitalmente áreas do corpo e elaborar modelos personalizados; computadores de alta performance compatíveis com sistemas de impressão tridimensional; a Impressora 3D, que amplia a produção de dispositivos personalizados, incluindo órteses cranianas e recursos assistivos; e o Software Canfit, responsável pelo processamento e aprimoramento das imagens digitais, permitindo ajustes finos e fabricação direta de dispositivos ortopédicos.

A AACD também é pioneira no Brasil na produção de órteses cranianas para correção de assimetrias em bebês e próteses mioelétricas de membros superiores, consolidando sua tradição desde 1962 na fabricação de dispositivos personalizados e inovadores.

Os profissionais da oficina participaram de treinamentos específicos para operar os novos equipamentos, garantindo que as inovações sejam aplicadas com segurança e eficiência. “A união entre tecnologia, capacitação profissional e atendimento humanizado amplia nossa capacidade de oferecer soluções cada vez mais individualizadas para promover autonomia, mobilidade e qualidade de vida”, reforça Jacques.

A modernização contou com apoio financeiro da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, que contribuiu para a aquisição dos novos equipamentos. O Élder Adilson de Paula Parrella, Setenta de Área da Igreja no Brasil, destacou: “Temos grande alegria em apoiar projetos humanitários que promovem a independência e fortalecem a inclusão social. Acreditamos que iniciativas desenvolvidas em conjunto com instituições como a AACD geram impactos duradouros para milhares de famílias.”

A AACD Porto Alegre atende pacientes pelo Sistema Único de Saúde (SUS), além de convênios, planos de saúde e atendimentos particulares, garantindo acesso amplo e equitativo aos serviços de reabilitação. A reinauguração da Oficina Ortopédica é um investimento direto na qualidade de vida de milhares de pessoas, permitindo reduzir o tempo de espera, ampliar a precisão e o conforto dos dispositivos produzidos e fortalecer a inclusão social por meio da mobilidade e da autonomia. Com a nova estrutura, a AACD reafirma seu compromisso de ser referência em reabilitação física, unindo inovação, solidariedade e excelência no atendimento.  (Por Gisele Flores – gisele@pampa.com.br)

  • aacd
  • AACD

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Acontece

Deixe seu comentário

Verificação de Email - você receberá um email de confirmação após enviar o seu primeiro comentário, mas ele só será publicado depois que você clicar no link de verificação enviado para a sua conta de e-mail para confirma-lo. Os próximos comentários serão publicados automaticamente por 30 dias!

1 Comentário
mais recentes
mais antigos Mais votado
Dimithri Vargas
20 de julho de 2026 14:32

A AACD é um grande exemplo para a sociedade brasileira! Parabéns por mais esta conquista!

Pela terceira semana seguida, mercado financeiro reduz a estimativa de inflação para este ano no Brasil
Campeã Espanha leva prêmio de R$ 255 milhões; veja quanto ganhou cada seleção pela participação na Copa do Mundo
Pode te interessar
1
0
Adoraria saber sua opinião, comente.x