Terça-feira, 26 de outubro de 2021

Porto Alegre
Porto Alegre
24°
Fair

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Economia Abertura de empresas em Canoas cresce 27% em nove meses

Compartilhe esta notícia:

Foram mais de 7 mil novas empresas instaladas no município de janeiro a setembro.

Foto: Tony Capellão/Prefeitura de Canoas
Foram mais de 7 mil novas empresas instaladas no município de janeiro a setembro. (Foto: Tony Capellão/Prefeitura de Canoas)

Canoas registrou a abertura de 7.570 novas empresas de janeiro a setembro de 2021, segundo dados da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação. O resultado representa um crescimento de 27% em relação ao mesmo período de 2020, quando foram abertos 5.954 negócios na cidade, através do Escritório do Empreendedor.

Segundo a titular da pasta, Simone Sabin, o aumento indica um processo consistente de retomada do desenvolvimento econômico de Canoas após o início da pandemia. “Essa evolução se deve a dois fatores. Um deles é a retomada da atividade econômica, que favorece a criação de novas empresas. O outro é a qualificação do atendimento que oferecemos aos empresários, por meio da Sala do Empreendedor, o que agiliza a abertura de novos negócios”, destaca a secretária.

A qualificação do atendimento do Escritório do Empreendedor de Canoas, além de facilitar a abertura de empresas, também garantiu a subida de nível de Selo Ouro para Selo Diamante de qualidade, a mais alta certificação. O reconhecimento, entregue na última semana durante a 30ª Mercopar, em Caxias do Sul, é oferecido pelo Sebrae RS em parceria com a Fundação Nacional de Qualidade (FNP). O objetivo é premiar as prefeituras que obtêm melhora nos serviços prestados aos empreendedores do município.

Selo de qualidade

A conquista do Selo Diamante foi a etapa final de um processo iniciado desde janeiro para oferecer serviços melhores aos empreendedores canoenses. Para alcançar a certificação, foram percorridas diversas etapas, como bate-papos online, apresentação de cases de sucesso, esclarecimento de dúvidas, resposta de questionários e entrevistas virtuais. Os atendentes do Escritório também passaram por cursos de capacitação oferecidos pelo Sebrae. Ao todo, 122 municípios gaúchos foram inscritos, dos quais 99 foram certificados, sendo 22 na categoria Diamante, 25 na categoria Ouro, 5 na categoria Prata e 47 na categoria Bronze.

Escritório digital

A meta da Prefeitura de Canoas é disponibilizar todos os processos de abertura, alteração, baixa e legalização de empresas de forma digital com o objetivo de desburocratizar ainda mais o atendimento. “Já visitamos vários municípios para compreender a funcionalidade dos processos de alvarás pela internet. A nossa meta é que, em breve, os processos possam ser feitos 100% online em Canoas”, ressalta o diretor do Escritório do Empreendedor, Fernando Gluszczak.

Escritório do Empreendedor

O Escritório do Empreendedor é um importante espaço disponibilizado pela Prefeitura de Canoas para a desburocratização dos processos de registro e licenciamento de empresas. O objetivo é facilitar o atendimento ao empreendedor de Canoas, reunindo, em um único local, representantes de todas as áreas responsáveis pela emissão do licenciamento de pessoas jurídicas, sejam do comércio, indústria ou serviço.

Atendimento

Interessados devem procurar pessoalmente o Escritório do Empreendedor, na Rua Doutor Barcelos, 969, Bairro Centro. Informações podem ser obtidas pelos telefones: (51) 3425-7614/3425-7604/3236-1200 ou pelo e-mail: escritoriodoempreendedor@canoas.rs.gov.br

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Economia

RS confirma 9 mortes por covid nesta quarta-feira e 419 novos casos da doença
Brigadeiros fazem brasileira ganhar R$ 13 milhões nos Estados Unidos
Deixe seu comentário
Pode te interessar