Terça-feira, 17 de fevereiro de 2026

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Porto Alegre Acordo entre a prefeitura de Porto Alegre e a Defensoria Pública do Rio Grande do Sul garante 300 novas vagas na Educação Infantil

Compartilhe esta notícia:

Conforme a prefeitura, mais de 1,5 mil estudantes tiveram sua vaga garantida por meio da compra pelo município em instituições privadas

Foto: Julio Ferreira/PMPA
Conforme a prefeitura, mais de 1,5 mil estudantes tiveram sua vaga garantida por meio da compra pelo município em instituições privadas. (Foto: Julio Ferreira/PMPA)

A Secretaria Municipal de Educação (Smed) de Porto Alegre iniciou nesta quarta-feira (24), o chamamento de 300 crianças que serão encaminhadas para matrícula em vagas compradas pelo município em escolas da rede privada de Educação Infantil. Um acordo firmado entre a prefeitura  e a Defensoria Pública do Rio Grande do Sul (DPE/RS) atende aos alunos que não conseguiram espaço nas instituições municipais de ensino.

Desde 2022, o município faz acordos com a DPE/RS em relação à demanda da Educação Infantil, o que evita o ajuizamento de ações. Conforme a prefeitura, mais de 1,5 mil estudantes tiveram sua vaga garantida por meio da compra pelo município em instituições privadas.

“Este acordo melhora os fluxos para identificação e disponibilização de vagas para a Educação Infantil na Capital. Nos comprometemos em encaminhar alunos para a rede privada em caso de inexistência de vagas na rede pública ou conveniada”, explica o secretário de Educação, José Paulo da Rosa.

Segundo a Coordenadoria da Unidade de Gestão de Vagas da Smed, foram avaliados critérios como a vulnerabilidade social e uma lista de alunos foi encaminhada à secretaria pela Defensoria Pública.

 

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Porto Alegre

Estratégias Inovadoras de Comercialização para Rádio: Impulsionando Receitas e Audiências é tema de seminário do SindiRádio em Restinga Sêca
Unidade móvel de saúde de Porto Alegre atende moradores do bairro Anchieta nesta quinta
Deixe seu comentário

Os comentários estão desativados.

Pode te interessar